Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática

Autores

  • Patricia Ferreira Concato Souza
  • Marília Bazan Blanco Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Joao Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio http://orcid.org/0000-0002-6154-3266

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818

Palavras-chave:

Cognição Numérica; Senso Numérico; Tecnologia Digital.

Resumo

As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Ferreira Concato Souza

    Professora da rede municipal de ensino da cidade de Cornélio Procópio e mestranda em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

  • Marília Bazan Blanco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio

  • Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

    Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências e Humanas da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 132–149, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10818. Acesso em: 1 mar. 2025.