O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?

  • Jaiane Moraes Boton UFSM
  • Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto UFSM
Palavras-chave: prática como componente curricular, formação de professores

Resumo

A Prática como Componente Curricular, oportunidade de ligação entre as disciplinas de conteúdo específico e aquelas de conteúdo pedagógico, é de suma importância á formação docente inicial. Além disso, ela deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente. Considerando a importância dessa Prática na formação de professores temos como objetivo no presente trabalho mapear e investigar publicações que têm como foco a Prática como Componente Curricular. Para tanto, fizemos o levantamento de dissertações, teses e artigos relacionados a esse tema publicados nos últimos 10 anos. Analisamos 16 dissertações, 12 teses e 16 artigos. Os trabalhos apontam que, mesmo havendo o conhecimento das legislações relacionadas à PCC, ainda há uma falta de entendimento sobre o que é e como a PCC pode ser desenvolvida. Além disso, muitos trabalhos analisam os PPC dos cursos com a intenção de saber como a PCC é desenvolvida.Muitas vezes o que se mostra é que documentalmente os cursos estão em consonância com a legislação, no entanto, quando ocorrem entrevistas com alunos e professores, são vistas fragilidades na implementação do Prática. Muitos alunos desconhecem e/ou confundem a PCC com o Estágio e ainda há uma falta de envolvimento dos professores para o desenvolvimento de trabalhos em disciplinas voltadas à PCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Caldeira Brant Tolentino-Neto, UFSM

Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM)

Publicado
16-09-2019
Como Citar
BOTON, J.; TOLENTINO-NETO, L. O que falam os trabalhos sobre Prática como Componente Curricular?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 1-21, 16 set. 2019.