A Avaliação da Feira de Ciências de Roraima enquanto espaço de Divulgação Científica

Autores

  • Aluizio Andrade de Castro Junior Universidade Estadual de Roraima
  • Monica Feitosa da Costa Sousa UERR
  • Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini UFRR
  • Ivanise Maria Rizzatti UERR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i1.10723

Palavras-chave:

Investigação Científica; Projeto; Ciências.

Resumo

O objetivo desta pesquisa, foi de avaliar como os projetos foram elaborados para a Feira de Ciências Estadual de Roraima (FECIRR) enquanto espaço de divulgação científica. Esta pesquisa foi desenvolvida no Park Anauá, que se localiza no município de Boa Vista - Roraima, no mês de novembro de 2018. Para a realização deste trabalho, abordou-se a pesquisa de cunho qualitativo, quantitativo descritivo, já em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos o estudo de campo. Este trabalho, envolveu a participação de 8 professores de 8 escolas privadas da capital que participaram da FECIRR. Constata-se que os professores apresentam concepções diferentes sobre Feira de Ciências, mas por terem pontos de vista heterogêneos a maioria já tem uma certa experiência como planejar, desenvolver e executar os projetos a serem apresentados. Na realização dos projetos os alunos são responsáveis pela escolha do tema a ser trabalhado na pesquisa e durante esse processo o professor fica responsável pelas orientações. Os alunos participam de forma plena no desenvolvimento do projeto e são bastante motivados e criativos, o tempo de realização dos projetos varia de 2 a mais de 4 meses de estudo e pesquisa o que vem a contribuir para uma aprendizagem científica e tecnológica dos alunos.

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Publicado

20-05-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

JUNIOR, Aluizio Andrade de Castro; SOUSA, Monica Feitosa da Costa; BOLDRINI, Bianca Maíra de Paiva Ottoni; RIZZATTI, Ivanise Maria. A Avaliação da Feira de Ciências de Roraima enquanto espaço de Divulgação Científica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 1, p. 75–90, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10723. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10723. Acesso em: 6 abr. 2025.

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