Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente

Autores

  • Clarines Hames Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto
  • Adriana Toso Kemp Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i1.10664

Palavras-chave:

diversidade sexual; ensino de ciências; formação de professores.

Resumo

O foco deste texto é refletir sobre questões de sexualidade e diversidade de gênero a partir de interações realizadas na formação inicial de professores de Ciências/Biologia. Foi desenvolvida uma sequência didática nas aulas de Prática de Ensino de Biologia II, em três momentos: aulas, interações nas escolas e elaboração de artigo. Ao final, os acadêmicos responderam à questão: “no seu entendimento, a área de Biologia/Ciências tem responsabilidade na discussão das questões de gênero e sexualidade? Justifique.” Percebeu-se que as concepções dos acadêmicos ainda têm um enfoque na anatomia e fisiologia de sistemas, doenças e prevenção. A dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade é negligenciada. As reflexões apontam para a ampliação do papel da Ciência/Biologia nessas discussões, bem como a importância de um diálogo qualificado com outras áreas do conhecimento.

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Publicado

20-05-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

HAMES, Clarines; KEMP, Adriana Toso. Diversidade de Gênero e Sexualidade no processo formativo docente. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 1, p. 67–74, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10664. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10664. Acesso em: 30 mar. 2025.