O DISPOSITIVO DA INCLUSÃO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Autores

  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i3.10616

Palavras-chave:

Diferenças; Normalização; Experiência; Alteridade.

Resumo

Este artigo discute o processo de inclusão escolar e seus enredamentos com a questão das diferenças e da pedagogia. Parte do pressuposto que a inclusão é um dispositivo que afeta a pedagogia das escolas. Objetiva-se nesse estudo refletir sobre os efeitos dos processos de inclusão escolar na pedagogia das escolas, e também que subjetividades eles estão produzindo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que desenvolve a análise documental e a descrição e análise de práticas segundo referenciais foucaultianos, utilizando especialmente os conceitos-ferramenta dispositivo, governamentalidade, subjetividade, e ainda, a noção de experiência. Como resultados, essa pesquisa aponta que o dispositivo da inclusão afeta as pedagogias das escolas desenvolvendo processos inclusivos que levam à normalização dos sujeitos, gerando subjetividades inclusivas. Mas também põe em funcionamento práticas que respeitam e acolhem os sujeitos e suas deficiências, sob uma ética da alteridade que está criando outras subjetividades. As conclusões indicam que os enunciados sobre as diferenças, que compõem o processo de inclusão escolar, estão mobilizando encontros com o outro e fabricando neste experiências, as quais transformam os sujeitos e acabam produzindo subjetividades sensíveis às diferenças.

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Biografia do Autor

  • Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

    Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação pela UNIJUÍ.  Doutora em Educação pela UFSM/RS. Atuou na rede pública de educação básica, em espaços escolares e órgãos coordenadores da educação pública. Professora do Domínio Conexo nos cursos de Licenciatura no Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Desenvolve Projetos de Pesquisa e de Extensão na área de:  Formação de professores, Políticas educacionais, Educação Inclusiva, Gestão Escolar.

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Publicado

17-02-2019

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Como Citar

O DISPOSITIVO DA INCLUSÃO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i3.10616. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10616. Acesso em: 1 mar. 2025.