O DISPOSITIVO DA INCLUSÃO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

  • Neusete Machado Rigo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Diferenças; Normalização; Experiência; Alteridade.

Resumo

Este artigo discute o processo de inclusão escolar e seus enredamentos com a questão das diferenças e da pedagogia. Parte do pressuposto que a inclusão é um dispositivo que afeta a pedagogia das escolas. Objetiva-se nesse estudo refletir sobre os efeitos dos processos de inclusão escolar na pedagogia das escolas, e também que subjetividades eles estão produzindo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que desenvolve a análise documental e a descrição e análise de práticas segundo referenciais foucaultianos, utilizando especialmente os conceitos-ferramenta dispositivo, governamentalidade, subjetividade, e ainda, a noção de experiência. Como resultados, essa pesquisa aponta que o dispositivo da inclusão afeta as pedagogias das escolas desenvolvendo processos inclusivos que levam à normalização dos sujeitos, gerando subjetividades inclusivas. Mas também põe em funcionamento práticas que respeitam e acolhem os sujeitos e suas deficiências, sob uma ética da alteridade que está criando outras subjetividades. As conclusões indicam que os enunciados sobre as diferenças, que compõem o processo de inclusão escolar, estão mobilizando encontros com o outro e fabricando neste experiências, as quais transformam os sujeitos e acabam produzindo subjetividades sensíveis às diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Licenciada em Pedagogia. Mestre em Educação pela UNIJUÍ.  Doutora em Educação pela UFSM/RS. Atuou na rede pública de educação básica, em espaços escolares e órgãos coordenadores da educação pública. Professora do Domínio Conexo nos cursos de Licenciatura no Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul. Desenvolve Projetos de Pesquisa e de Extensão na área de:  Formação de professores, Políticas educacionais, Educação Inclusiva, Gestão Escolar.

Publicado
17-02-2019
Como Citar
RIGO, N. O DISPOSITIVO DA INCLUSÃO ESCOLAR E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 3, 17 fev. 2019.
Seção
Dissertações e Teses