O uso de indicadores para a promoção da sustentabilidade local por meio de plataformas digitais: os casos de Cascavel (Brasil) e Vila Nova de Gaia (Portugal)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2023v5n1.14185

Palabras clave:

Territorialização da Agenda 2030, ODSLocal, Plano de Metas, Programa Cidades Sustentáveis

Resumen

La Agenda 2030 tiene indicadores y metas para la sostenibilidad global, pero son incompatibles con los municipios. El objetivo de este trabajo fue analizar la aplicabilidad de metas e indicadores de sostenibilidad local en plataformas digitales a través de un estudio de caso en Cascavel (Brasil) y Vila Nova de Gaia (Portugal), con miras al desarrollo sostenible global. Se utilizó el método de revisión de literatura y estudio de casos. Para ello, se analizaron dos programas que promueven la sostenibilidad local: el Programa Ciudades Sostenibles, en Brasil, y la Plataforma ODSLocal, en Portugal. En los portales dedicados a estos programas, se contactó a dos municipios medianos firmantes de los programas: Cascavel, en Brasil, y Vila Nova de Gaia, en Portugal, y a partir de allí se analizaron buenas prácticas municipales, metas e indicadores utilizados. , y se realizó una comparación con indicadores globales de Naciones Unidas. Se observó que ni los indicadores ni las metas cumplen escrupulosamente los lineamientos de la ONU (diseñados principalmente para el nivel nacional), sino que se adaptan en calidad y cantidad a las dinámicas y especificidades locales que buscan monitorear, en un proceso comúnmente conocido como “ localización de los ODS”.

Descargas

Biografía del autor/a

  • João Francisco Charrua Guerra, Universidade de Lisboa

    Sociólogo, Doutor (2011) e Mestre (2005) em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e licenciado em Sociologia e Planeamento pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é investigador contratado no ICS-ULisboa e, nesta instituição académica, cumpre funções como investigador no SHIFT - Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade e no OBSERVA - Observatório do Ambiente, Território e Sociedade, onde também é membro do Conselho Consultivo.

  • Samuel Ronobo Soares, Instituto Federal do Paraná

    Doutor em Letras-Literatura pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Instituto Federal do Paraná-campus Umuarama. Tem interesse em pesquisas que envolvem Literatura e Ensino, Sustentabilidade e Letramento Literário.

  • Máriam Trierveiler Pereira, Instituto Federal do Paraná

    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2022), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná (1998), especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (2016), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Engenharia Química com ênfase em Gestão, Controle e Preservação Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professora, pesquisadora e extensionista da área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Curitiba, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), em Curitiba, e no Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PSU), em Umuarama.

Publicado

04-03-2024

Número

Sección

Sustentabilidade Organizacional

Cómo citar

MARANGONI BATISTA CAMPANA, Ana Claudia; GUERRA, João Francisco Charrua; SOARES, Samuel Ronobo; PEREIRA, Máriam Trierveiler. O uso de indicadores para a promoção da sustentabilidade local por meio de plataformas digitais: os casos de Cascavel (Brasil) e Vila Nova de Gaia (Portugal). Revista Gestión y Sostenibilidad, Brasil, v. 5, n. 1, p. e14185, 2024. DOI: 10.36661/2596-142X.2023v5n1.14185. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/14185. Acesso em: 10 apr. 2025.