Português (Brasil)

Autores/as

  • Christiane Cunha Martini UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / MESTRANDA
  • Raquel Janissek-Muniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA
  • Cláudia Melati UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / DOUTORANDA
  • Daniela Francisco Brauner UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA ADJUNTA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2020v2i2.10803

Palabras clave:

Português (Brasil)

Resumen

Although we are part of a consumer society, there is space for the establishment of new forms of consumption, such as the product services systems who deal with the rent and loan culture, as opposed to the acquisition. The autor prefered to test the Client Development model systematized by Steve Blank, instead of using the traditional approach to business planning, by designing a business strategy. In this model the construction of a business plan must be made only after the Customer Discovery’s phase. The central focus of this work was to model a business based on initial presumptions, submit these hypothesis to tests with potential clients, and learn from the feedback received, improving the initial definitions. The result of the Customer Discovery process was the development of a business model with greater potential to conquer customers and gain profitability when compared to the first registered ideas.

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Biografía del autor/a

  • Christiane Cunha Martini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / MESTRANDA

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é pesquisadora grupo IEAbrasil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência profissional na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração Financeira. Interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: Inteligência Estratégica, Antecipação Estratégica, Processos de Monitoramento de Ambiente, Modelos de Negócio Enxutos, Economia do Compartilhamento e Consumo Colaborativo.

  • Raquel Janissek-Muniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA

    Graduação em Informática com ênfase em Análise de Sistemas pela UNIJUÍ-RS (1995), Mestrado em Administração pela Escola de Administração da UFRGS (2000), Master DEA MATIS na Université de Genebra/Suíça (2001), Master DEA en Systèmes dInformation pela Université Pierre Mendes France (2001), Doutorado em Sciences de Gestion pela Université Pierre Mendes France (2004) e Pós-Doutorado em Administração no GIANTI-PPGA/EA/UFRGS (2005-2006). Desde setembro/2006 é Professora na Escola de Administração e no Programa de Pós-Graduação (PPGA/EA/UFRGS), atuante nas seguintes disciplinas: Visão Sistêmica das Organizações, Inteligência e Conhecimento, Teorias e Métodos em Sistemas de Informação, Processo e Método de Inteligência Antecipativa, Seminários de Inteligência e Atelier de Pesquisa em Sistemas de Informação. Coordenadora da área PPGA/GSTI (Gestão em Sistemas e Tecnologia da Informação). Coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência e Gestão Estratégica. Coordenadora da Comissão de Pesquisa COMPES 2019/2020. Orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado nas principais temáticas de interesses e atuação: Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva, Sinais Fracos, Strategic Foresight e Inteligência para Inovação.

  • Cláudia Melati, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / DOUTORANDA

    Servidora Pública Estadual junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Administração Pública Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), atualmente Doutoranda do referido Programa. Interesse nas seguintes temáticas de estudo: Processos de monitoramento de ambiente e Inteligência, Gestão do Conhecimento, Gestão Informacional, Smart Government, Cultura Organizacional, todas no contexto da Gestão Pública.

  • Daniela Francisco Brauner, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA ADJUNTA

    Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como Gerente de P&D na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), desenvolvendo novos produtos e serviços. Coordenação de atividades de projetos internacionais em rede. Atualmente Daniela é pesquisadora interessada em temas relacionados a empreendedorismo e inovação, além de sua atuação em sistemas de informação na área de integração e interoperabilidade de dados e dados abertos e data science. Daniela preocupar-se com a integração empresa-universidade e projetos multidisciplinares, como forma de reforçar a formação dos estudantes nas universidades brasileiras e o contato com a realidade do mercado e futuro empreendedor. Foi idealizadora e organizadora do App Challenge UFRGS 2016 e 2017, em Porto Alegre - RS e do Code Arena - Hackathon by UFPel, em Pelotas - RS, em 2015, com o objetivo de aproximar as empresas locais à universidade, formando grupos multidisciplinares de alunos. Atua junto ao Zenit ? Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, no mapeamento e melhorias de processos das incubadoras da UFRGS. Associada Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Currículo profissional no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danibrauner

Publicado

09-06-2020

Número

Sección

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Cómo citar

MARTINI, Christiane Cunha; JANISSEK-MUNIZ, Raquel; MELATI, Cláudia; BRAUNER, Daniela Francisco. Português (Brasil). Revista Gestión y Sostenibilidad, Brasil, v. 2, n. 1, p. 15–37, 2020. DOI: 10.36661/2596-142X.2020v2i2.10803. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/10803. Acesso em: 25 dec. 2025.