Consumo Colaborativo e desenvolvimento de negócio de locação de brinquedos usando a abordagem do Customer Development

  • Christiane Cunha Martini UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / MESTRANDA
  • Raquel Janissek-Muniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA
  • Cláudia Melati UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / DOUTORANDA
  • Daniela Francisco Brauner UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA ADJUNTA
Palavras-chave: Consumo Colaborativo, Modelagem de Negócios, Customer Develoment, Empreendedorismo

Resumo

Apesar de estarmos inseridos em uma sociedade consumista, há espaço para o estabelecimento de novas formas de consumo. Este artigo trata sobre a modelagem de um novo negócio de locação de brinquedos para crianças em Porto Alegre. Ao invés de utilizar a abordagem tradicional de planejamento de empresas, elaborando um plano de negócios, optou-se por testar o modelo de Desenvolvimento de Clientes, sistematizado por Steve Blank. Nesse modelo a construção de um plano de negócios deve ser feita apenas após a fase de Descoberta do Cliente. O foco central deste trabalho foi modelar um empreendimento baseado em palpites iniciais, submeter essas hipóteses a testes junto a clientes em potencial e aprender com o feedback recebido, melhorando as definições preliminares. Os dados qualitativos foram obtidos através da realização de entrevistas em profundidade com 22 potenciais clientes. O resultado do processo de Descoberta do Cliente foi o desenvolvimento de um modelo de negócio com maior potencial de conquistar clientes e obter lucratividade, quando comparado aos primeiros palpites registrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Cunha Martini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / MESTRANDA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é pesquisadora grupo IEAbrasil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência profissional na área de Administração de Empresas, com ênfase em Administração Financeira. Interesse nas seguintes temáticas de pesquisa: Inteligência Estratégica, Antecipação Estratégica, Processos de Monitoramento de Ambiente, Modelos de Negócio Enxutos, Economia do Compartilhamento e Consumo Colaborativo.

Raquel Janissek-Muniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA

Graduação em Informática com ênfase em Análise de Sistemas pela UNIJUÍ-RS (1995), Mestrado em Administração pela Escola de Administração da UFRGS (2000), Master DEA MATIS na Université de Genebra/Suíça (2001), Master DEA en Systèmes dInformation pela Université Pierre Mendes France (2001), Doutorado em Sciences de Gestion pela Université Pierre Mendes France (2004) e Pós-Doutorado em Administração no GIANTI-PPGA/EA/UFRGS (2005-2006). Desde setembro/2006 é Professora na Escola de Administração e no Programa de Pós-Graduação (PPGA/EA/UFRGS), atuante nas seguintes disciplinas: Visão Sistêmica das Organizações, Inteligência e Conhecimento, Teorias e Métodos em Sistemas de Informação, Processo e Método de Inteligência Antecipativa, Seminários de Inteligência e Atelier de Pesquisa em Sistemas de Informação. Coordenadora da área PPGA/GSTI (Gestão em Sistemas e Tecnologia da Informação). Coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência e Gestão Estratégica. Coordenadora da Comissão de Pesquisa COMPES 2019/2020. Orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado nas principais temáticas de interesses e atuação: Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva, Sinais Fracos, Strategic Foresight e Inteligência para Inovação.

Cláudia Melati, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / DOUTORANDA

Servidora Pública Estadual junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Administração Pública Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), atualmente Doutoranda do referido Programa. Interesse nas seguintes temáticas de estudo: Processos de monitoramento de ambiente e Inteligência, Gestão do Conhecimento, Gestão Informacional, Smart Government, Cultura Organizacional, todas no contexto da Gestão Pública.

Daniela Francisco Brauner, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL / PROFESSORA ADJUNTA

Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuou como Gerente de P&D na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), desenvolvendo novos produtos e serviços. Coordenação de atividades de projetos internacionais em rede. Atualmente Daniela é pesquisadora interessada em temas relacionados a empreendedorismo e inovação, além de sua atuação em sistemas de informação na área de integração e interoperabilidade de dados e dados abertos e data science. Daniela preocupar-se com a integração empresa-universidade e projetos multidisciplinares, como forma de reforçar a formação dos estudantes nas universidades brasileiras e o contato com a realidade do mercado e futuro empreendedor. Foi idealizadora e organizadora do App Challenge UFRGS 2016 e 2017, em Porto Alegre - RS e do Code Arena - Hackathon by UFPel, em Pelotas - RS, em 2015, com o objetivo de aproximar as empresas locais à universidade, formando grupos multidisciplinares de alunos. Atua junto ao Zenit ? Parque Científico e Tecnológico da UFRGS, no mapeamento e melhorias de processos das incubadoras da UFRGS. Associada Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Currículo profissional no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/danibrauner

Publicado
09-06-2020
Como Citar
MARTINI, C.; JANISSEK-MUNIZ, R.; MELATI, C.; BRAUNER, D. Consumo Colaborativo e desenvolvimento de negócio de locação de brinquedos usando a abordagem do Customer Development. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 15-37, 9 jun. 2020.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios