Consumo Colaborativo e desenvolvimento de negócio de locação de brinquedos usando a abordagem do Customer Development
Resumo
Apesar de estarmos inseridos em uma sociedade consumista, há espaço para o estabelecimento de novas formas de consumo. Este artigo trata sobre a modelagem de um novo negócio de locação de brinquedos para crianças em Porto Alegre. Ao invés de utilizar a abordagem tradicional de planejamento de empresas, elaborando um plano de negócios, optou-se por testar o modelo de Desenvolvimento de Clientes, sistematizado por Steve Blank. Nesse modelo a construção de um plano de negócios deve ser feita apenas após a fase de Descoberta do Cliente. O foco central deste trabalho foi modelar um empreendimento baseado em palpites iniciais, submeter essas hipóteses a testes junto a clientes em potencial e aprender com o feedback recebido, melhorando as definições preliminares. Os dados qualitativos foram obtidos através da realização de entrevistas em profundidade com 22 potenciais clientes. O resultado do processo de Descoberta do Cliente foi o desenvolvimento de um modelo de negócio com maior potencial de conquistar clientes e obter lucratividade, quando comparado aos primeiros palpites registrados.
Downloads
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista