O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias

análise de casos de franquias de supermercados

Autores/as

  • Andrea Luisa Bozzo Universidade Nove de Julho
  • Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira
  • Roberta Manfron de Paula

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2019v1i1.11067

Palabras clave:

Capacidade absortiva, Aprendizagem, Conhecimento, Franquias

Resumen

En este estudio analizamos empíricamente el modelo de capacidad de absorción desarrollado por Zahra y George (2002). Específicamente, analizamos la perspectiva del proceso de integración de la capacidad de absorción en sus cuatro dimensiones: adquisición, asimilación, transformación y explotación en franquicias de supermercados. Llevamos a cabo dos entrevistas y observaciones en los puntos de venta de franquiciados para investigar el efecto de la capacidad de absorción del conocimiento del sistema de franquicias y su impacto en los resultados comerciales. Argumentamos que la conversión al sistema de franquicias tiene un impacto positivo en el rendimiento y que este efecto se fortalece al absorber los conocimientos del sistema de franquicias. Nuestro estudio contribuye a la literatura de aprendizaje de franquicias y, desde una perspectiva gerencial, puede servir como guía para las prácticas de franquicia.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Andrea Luisa Bozzo, Universidade Nove de Julho

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA Executivo na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, Especialização em Liderança Estratégica de Pessoas - INSPER-, Mestrado Profissional em Contabilidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho.

  • Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira

    Professor e investigador nas áreas de estratégia e gestão internacional. Professor na Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, São Paulo, Brasil. Pós-doutorando na FEA/USP. Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business da Universidade de Utah, EUA, (equivalência pela U. de Coimbra, Portugal e validação pela FEA/USP, Brasil) (Fulbright Scholar), MBA e Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Licenciado em Economia pela Universdade de Coimbra (validação pela UFSC). Pesquisador bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Director do centro de investigação: globADVANTAGE - Center of Research in International Business & Strategy (Centro de Pesquisa em Estratégia e Negócios Internacionais) e membro do CARME (Center of Applied Research in management and Economics).

  • Roberta Manfron de Paula

    Professora e pesquisadora nas áreas de estratégia, empreendedorismo e inovação. Doutora em Administração (UNINOVE, 2015), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU, 2009), Especialista em Marketing (PUC-MG-2001) e Bacharel em Administração (FAI, 1995). Sua pesquisa está concentrada em Clusters industriais, Spin-offs em setores de baixa intensidade tecnológica, Genealogia de micro e pequenas empresas, Empreendedorismo Tecnológico, com foco em Inovação Tecnológica, formação de Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional.

Publicado

02-10-2019

Número

Sección

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Cómo citar

BOZZO, Andrea Luisa; FERREIRA, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; DE PAULA, Roberta Manfron. O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias: análise de casos de franquias de supermercados. Revista Gestión y Sostenibilidad, Brasil, v. 1, n. 1, p. 281–297, 2019. DOI: 10.36661/2596-142X.2019v1i1.11067. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/11067. Acesso em: 10 apr. 2025.