O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias

análise de casos de franquias de supermercados

Autores

  • Andrea Luisa Bozzo Universidade Nove de Julho
  • Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira
  • Roberta Manfron de Paula

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2019v1i1.11067

Palavras-chave:

Capacidade absortiva, Aprendizagem, Conhecimento, Franquias

Resumo

Neste estudo analisamos empiricamente o modelo de capacidade absortiva desenvolvido por Zahra e George, (2002). Especificamente, analisamos a perspectiva do processo de integração da capacidade absortiva em suas quatro dimensões: aquisição, assimilação, transformação e exploração em franquias de supermercados. Realizamos duas entrevistas e observação nos pontos de venda dos franqueados para investigar o efeito da capacidade absortiva do conhecimento do sistema de franquias e seu impacto nos resultados do negócio.  Argumentamos que a conversão para o sistema de franquias tem um impacto positivo no desempenho e que este efeito é fortalecido por meio da absorção do know-how do sistema de franquias.  Nosso estudo contribui para a literatura de aprendizado em franquias e, numa ótica gerencial, pode servir de orientação para as práticas de franquia.

Downloads

Biografia do Autor

  • Andrea Luisa Bozzo, Universidade Nove de Julho

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. MBA Executivo na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, Especialização em Liderança Estratégica de Pessoas - INSPER-, Mestrado Profissional em Contabilidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho.

  • Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira

    Professor e investigador nas áreas de estratégia e gestão internacional. Professor na Universidade Nove de Julho, no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, São Paulo, Brasil. Pós-doutorando na FEA/USP. Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business da Universidade de Utah, EUA, (equivalência pela U. de Coimbra, Portugal e validação pela FEA/USP, Brasil) (Fulbright Scholar), MBA e Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e Licenciado em Economia pela Universdade de Coimbra (validação pela UFSC). Pesquisador bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Director do centro de investigação: globADVANTAGE - Center of Research in International Business & Strategy (Centro de Pesquisa em Estratégia e Negócios Internacionais) e membro do CARME (Center of Applied Research in management and Economics).

  • Roberta Manfron de Paula

    Professora e pesquisadora nas áreas de estratégia, empreendedorismo e inovação. Doutora em Administração (UNINOVE, 2015), Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU, 2009), Especialista em Marketing (PUC-MG-2001) e Bacharel em Administração (FAI, 1995). Sua pesquisa está concentrada em Clusters industriais, Spin-offs em setores de baixa intensidade tecnológica, Genealogia de micro e pequenas empresas, Empreendedorismo Tecnológico, com foco em Inovação Tecnológica, formação de Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

02-10-2019

Edição

Seção

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Como Citar

BOZZO, Andrea Luisa; FERREIRA, Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos; DE PAULA, Roberta Manfron. O desenvolvimento da capacidade absortiva em franquias: análise de casos de franquias de supermercados. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 1, n. 1, p. 281–297, 2019. DOI: 10.36661/2596-142X.2019v1i1.11067. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/11067. Acesso em: 6 abr. 2025.