Da Gestão ao Sistema
estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-142X.2019v1i1.8149Palavras-chave:
SGA, IES, Gestão Ambiental, ISO 14.001Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na ISO 14.001:2004, na Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Para que esse objetivo fosse alcançado foram realizados levantamentos de informações junto aos setores responsáveis pela gestão ambiental do campus e também averiguações à campo, resultando em dados posteriormente analisados. Através destes, foi proposto um modelo de SGA para ser implantado na IES, tendo em vista que estas podem ser consideradas fontes geradoras de resíduos e problemas ambientais. De acordo com os dados levantados, as principais falhas estão atreladas à falta de uma Política Ambiental que venha a unificar os setores que, até o momento, agem de forma fragmentada; além de falta de treinamento, capacitação e conscientização dos técnicos e funcionários. O modelo de SGA proposto para a IES visa a introdução de conteúdos de sustentabilidade ambiental nos currículos, bem como um processo de conscientização a todos os alunos, técnicos, funcionários e servidores. É um modelo baseado no ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), e tem o intuito de buscar a melhoria contínua. Conclui-se, portanto, que a Instituição foi criada com o propósito de práticas ambientais e desenvolvimento sustentável, favorecendo a implantação de um SGA. Contudo, faz-se necessário que haja um comprometimento da alta direção para que o objetivo seja alcançado, e que os setores trabalhem em conjunto, melhorando a comunicação interna e procurando sempre uma melhoria contínua.
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