Da Gestão ao Sistema

estudo de caso na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó

  • Helen Pricila Ghizzi Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marlon Luiz Neves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: SGA. IES. Gestão Ambiental. ISO 14.001.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado na ISO 14.001:2004, na Instituição de Ensino Superior (IES) Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Para que esse objetivo fosse alcançado foram realizados levantamentos de informações junto aos setores responsáveis pela gestão ambiental do campus e também averiguações à campo, resultando em dados posteriormente analisados. Através destes, foi proposto um modelo de SGA para ser implantado na IES, tendo em vista que estas podem ser consideradas fontes geradoras de resíduos e problemas ambientais. De acordo com os dados levantados, as principais falhas estão atreladas à falta de uma Política Ambiental que venha a unificar os setores que, até o momento, agem de forma fragmentada; além de falta de treinamento, capacitação e conscientização dos técnicos e funcionários. O modelo de SGA proposto para a IES visa a introdução de conteúdos de sustentabilidade ambiental nos currículos, bem como um processo de conscientização a todos os alunos, técnicos, funcionários e servidores. É um modelo baseado no ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), e tem o intuito de buscar a melhoria contínua. Conclui-se, portanto, que a Instituição foi criada com o propósito de práticas ambientais e desenvolvimento sustentável, favorecendo a implantação de um SGA. Contudo, faz-se necessário que haja um comprometimento da alta direção para que o objetivo seja alcançado, e que os setores trabalhem em conjunto, melhorando a comunicação interna e procurando sempre uma melhoria contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Pricila Ghizzi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Fronteira Sul(2015), curso-tecnico-profissionalizante em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2010)

Marlon Luiz Neves da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Engenheiro Ambiental, Doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Publicado
15-05-2019
Como Citar
GHIZZI, H.; SILVA, M. Da Gestão ao Sistema. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 132 - 148, 15 maio 2019.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios