Gestão de Instituições de Ensino Superior na Produção Científica Nacional
um estudo bibliométrico
Resumo
As Instituições de Ensino Superior são complexas e diferentes de outros tipos organizacionais em razão de sua estrutura, sua organização e seus objetivos serem diferenciados. Essas instituições enfrentam diversos desafios, como acirramento da concorrência, novas exigências legais e controle de entidades reguladoras. Em virtude dessas características diferenciadoras, as IES são organizações que necessitam de formas diferenciadas de gestão. O objetivo do presente estudo é analisar as características da produção intelectual relacionadas à gestão de Instituições de Ensino Superior no Brasil. O estudo consiste em uma pesquisa bibliométrica, realizada por meio da análise de artigos publicados em periódicos indexados nas bases de dados Spell (nacional) e Scopus (internacional). A pesquisa é considerada quantitativa, no que diz respeito ao mapeamento realizado em 85 artigos selecionados, nas duas bases de dados. Os resultados encontrados demonstraram um aumento significativo do interesse sobre o tema da gestão de Instituições de Ensino Superior nos últimos cinco anos. Outros indicadores analisados são evolução dos artigos publicados, características de autoria e co-autoria, autores mais profícuos, principais temas abordados, revistas e instituições que mais publicaram e abordagens metodológicas utilizadas. A UNINOVE, a PUC e a USP foram às instituições que mais tiveram publicações. Foram identificados que 9 periódicos são responsáveis por um terço das publicações, correspondendo ao core da temática. Acredita-se que o estudo tenha contribuído na identificação das principais características da produção científica e que possa colaborar com os pesquisadores e demais envolvidos com o campo da gestão de Instituições de Ensino Superior no país.
Downloads
Referências
ACEDO, F. J.; CASILLAS, J. C. Current paradigms in the international management field: an author co-citation analysis. International Business Review, EUA, v. 14, p. 619-639, out., 2005.
AHRENS, C; CHAPMAN, C.S. Doing Qualitative Field Research in Management Accounting: Positioning data to Contribute to Theory. Accounting, Organizations and Society, n. 31, p. 818-819, 2006.
ALMEIDA, E. P. A universidade como núcleo de inteligência estratégica. In: MEYER JR., V.; MURPHY, P. Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária. Um diálogo Brasil e EUA. 2. ed. Ampliada. Florianópolis: Insular, 2003.
ALVES, L. Gestão em Instituições de Educação Superior: Proposta de referencial fundamentado na abordagem da gestão do conhecimento. 2016. 372 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016.
AMBONI, N.; CAMINHA, D. O.; ANDRADE, R. O. B. de. Produção acadêmica em teoria neo-institucional no Brasil: 1990 a 2010. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 13, n. 2, p. 212-231, maio/ago., 2012.
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
COOPER, H. M.; LINDSAY, J.J. Research synthesis and meta-analysis. In: BICKMAN, L.; ROG, D. J. Handbook of applied social research methods. London: Sage Publications, p. 315-338, 1998.
DIAS, A. B.; SANTOS, V. A. D.; BEIRUTH, A. X. Consistência das Estratégias de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo baseado na Percepção dos Stakeholders utilizando-se do Balanced Scorecard. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 4, p. 431-448, 2016.
EGGHE, L. Zipfian and lotkaian continuous concentration theory. Journal of the American Society for Information Science and Technology, EUA, v. 56, n. 9, p. 935-945, jul., 2005.
ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: universidade-indústria-governo: inovação em movimento. 1. reimpr. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2017.
GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S.; Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de
avaliação científica e tecnológica. In: CINFORM Encontro Nacional da Ciência da
Informação, 6, 2005, Salvador. Anais... Salvador, 2005.
GUERRERO, Y. M. N.; MONROY, C. R. Gestión de recursos intangibles en instituciones de educación superior. Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 1, p. 65-77, 2015.
HESFORD, J. W.; LEE, S.; VAN DER STEDE, W. A.; YOUNG, S. M. Management Accounting: A Bibliographic Study. In C. S. Chapman, A. G. Hopwood & M. D. Shields (Org.). Handbook of Management Accounting Research. Elsevier, 2007.
HILL, C.; JONES, G. O Essencial da Administração Estratégica. São Paulo: Saraiva, 2013.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O Papel da Informetria e da Cienciometria e sua Perspectiva
Nacional e Internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago.1998.
MACHADO JUNIOR, C.; SOUZA, M. T. S.; PARISOTTO, I. R. D. S.; PALMISANO, A. As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 44, p. 111-123, 2016.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 7. ed. 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MEYER JUNIOR, V.; PASCUCCI, L.; MANGOLIN, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2012.
MORITZ, M. O.; MORITZ, G. O.; MELO, M. B.; SILVA, F. M. A implantação do planejamento estratégico em organizações complexas: o caso da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, 5(1), p. 228-249, jan. 2012.
NETO, I. R. Universidade: Uma Organização Especial. In: NETO, I. R. Gestão de Organizações de Conhecimento. Brasília: FUNADESP, UCB/Univers, p.117-156, 2004.
NEZ, E. Os dilemas da gestão de universidades multicampi no Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 131-153, maio 2016.
NETO, I. R. Planejamento Estratégico, Estudos Prospectivos e Gestão do Conhecimento na IES. In: ROCHA, C. H.; GRANEMANN, S. R. (Org.). Gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior. São Paulo: Atlas. p.17-41, 2003.
OLIVEIRA, J. F.; SILVA, E. D. Gestão Organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.
REBELO, L. M. B.; ERDMANN, R. H. Modelo de formação de estratégias de gestão em Instituições de Ensino Superior sob o enfoque da Teoria da Complexidade. Revista de Administração e Inovação, v. 4, n. 1, p. 5-20, 2007.
REIS, J. A. F. A influência dos fatores de natureza política no processo estratégico: estudo comparado de organizações acadêmicas. 2014. 260 f. Tese (Doutorado em Administração) Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2014.
RIBEIRO, H. C. M. Doze anos de estudo da Revista de Administração Pública à luz da bibliometria e da rede social. Revista Ciências Administrativas, v. 20, n. 1, p. 137-167, 2014.
ROCHA, C. H.; GRANEMANN, S. R. Introdução. In: ROCHA, C. H.; GRANEMANN, S. R. (Org.). Gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2003. p.11-15.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANDER, B. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
SPELL. Scientific Periodicals Electronic Library. Disponível em: <http://www.spell.org.br/>. Acesso em: 25 fev. 2017.
TACHIZAWA, T.; ANDRADE, R. O. B. Gestão de Instituições de Ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002.
VANZ, S. A. S.; STUMPF, I. R. C. Procedimentos e ferramentas aplicadas aos estudos
bibliométricos. Revista Informação & Sociedade: Estudos, v. 20, n. 2, p. 67-75, maio/ago.
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista