Saneamento descentralizado em escolas públicas da Ilha do Mel/PR: um modelo replicável baseado na natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2025v7n1.15243

Palavras-chave:

Tanque de Evapotranspiração, Biodigestor, Educação Ambiental

Resumo

O déficit de saneamento em comunidades isoladas brasileiras, como a Ilha do Mel (Paraná), evidencia a necessidade de soluções descentralizadas adaptadas às condições locais. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de concepção, dimensionamento e implantação de sistemas integrados de biodigestores e tanques de evapotranspiração (TEvap) em duas escolas públicas da ilha, no âmbito de um projeto de extensão universitária. A pesquisa, de caráter aplicado e abordagem qualitativa, envolveu diagnóstico em campo, dimensionamento técnico e execução com técnicas adaptadas ao contexto insular. Os resultados indicaram a viabilidade técnica, econômica e social dos sistemas, com tratamento eficiente da carga orgânica, ausência de efluente residual (exceto em períodos de chuvas intensas), baixo custo de manutenção e aceitação positiva da comunidade escolar. Além da melhoria sanitária, os sistemas demonstraram potencial pedagógico e ambiental, funcionando como instrumentos de educação ambiental e produção de alimentos, alinhados às Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e às diretrizes normativas recentes (NBR 17.076:2024). A experiência reforça a relevância da integração entre tecnologia apropriada e participação comunitária na promoção do saneamento descentralizado em contextos vulneráveis.

 

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Biografia do Autor

  • Serena S. Lagreze, UFPR

    Engenheira Civil, formada pela UFPR em 2023, atualmente é mestranda do PPGMAUI/UFPR.

  • Fernando Armani, UFPR

    Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM). Possui graduação e mestrado em Engenharia Ambiental e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia. Atualmente ministra disciplinas nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil do CPP-CEM; promove a educação ambiental no litoral do Paraná em projetos de extensão universitária; e como pesquisador atua nas áreas de saneamento ambiental e saneamento básico descentralizado.

  • Tamara Simone van Kaick, UTFPR

    Graduada em Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), graduada em Artes Plásticas Gravura pela Escola Superior de Música e Belas Artes do Paraná (1996), especialista em Microbiologia Aplicada (1993), mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná pelo Departamento Acadêmico de Química e Biologia - DAQBI, professora e coordenadora do Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Formação Científica, Educacional e Tecnológica/PPGFCET (mestrado e doutorado) da UTFPR-CT e professora da Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana/PPGSAU. Vice- presidente da Comissão permanente do Plano de Logística Sustentável da UTFPR - UTFPR Sustentável. Coordena o projeto de extensão "Vida à Água" com o tema gestão de recursos hídricos, iniciado em novembro de 2009, e o Programa Jogada Certa - coleta seletiva da UTFPR, iniciado em 2010. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, tecnologia apropriada, wetlands construídos/ zona de raízes, vermicompostagem, Educação Ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável; e no Ensino de Ciências atuando com alfabetização científica, formação de professores na área de Ciência e Biologia.

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Publicado

01-11-2025

Edição

Seção

Avaliação e mitigação de impactos ambientais

Como Citar

SUHNEL LAGREZE, Serena; SILVEIRA ARMANI, Fernando Augusto; VAN KAICK, Tamara Simone. Saneamento descentralizado em escolas públicas da Ilha do Mel/PR: um modelo replicável baseado na natureza. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 7, n. 1, p. e15243, 2025. DOI: 10.36661/2596-142X.2025v7n1.15243. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/15243. Acesso em: 5 dez. 2025.