Avaliação da Consciência Ambiental no Consumo de Marcas dos Discentes de Administração da UFAM
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-142X.2025v7n1.14627Palavras-chave:
Consumo Sustentável, Intenção de Compra, Produtos SustentáveisResumo
Com o aumento das catástrofes ambientais e a exploração intensiva dos recursos naturais renováveis e não renováveis em prol do desenvolvimento econômico, é essencial abordar com rigor as questões ambientais e promover uma transformação cultural que priorize a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A partir desta problemática, o presente estudo teve como objetivo mensurar o nível de consciência ambiental dos alunos a partir de seus hábitos e intenções no ato de consumo. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 135 discentes da Universidade Federal do Amazonas (campus Manaus), do curso de Administração. Os resultados do estudo indicam que os universitários possuem uma tendência para a adoção de comportamentos sustentáveis em suas escolhas de consumo e estão compromissados em continuar a praticá-los com mais afinco no futuro. Todavia, em alguns aspectos foi possível observar relutâncias, contradições e neutralidade, que podem estar associadas a diversos fatores que implicam no bloqueio de hábitos que possam se configurar como efetivamente sustentáveis.
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