Avaliação da Consciência Ambiental no Consumo de Marcas dos Discentes de Administração da UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2025v7n1.14627

Palavras-chave:

Consumo Sustentável, Intenção de Compra, Produtos Sustentáveis

Resumo

Com o aumento das catástrofes ambientais e a exploração intensiva dos recursos naturais renováveis e não renováveis em prol do desenvolvimento econômico, é essencial abordar com rigor as questões ambientais e promover uma transformação cultural que priorize a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A partir desta problemática, o presente estudo teve como objetivo mensurar o nível de consciência ambiental dos alunos a partir de seus hábitos e intenções no ato de consumo. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 135 discentes da Universidade Federal do Amazonas (campus Manaus), do curso de Administração. Os resultados do estudo indicam que os universitários possuem uma tendência para a adoção de comportamentos sustentáveis em suas escolhas de consumo e estão compromissados em continuar a praticá-los com mais afinco no futuro. Todavia, em alguns aspectos foi possível observar relutâncias, contradições e neutralidade, que podem estar associadas a diversos fatores que implicam no bloqueio de hábitos que possam se configurar como efetivamente sustentáveis.

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Biografia do Autor

  • Catarina Pinto Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

  • Ana Flávia de Moraes Moraes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Sérgio Augusto Torres Mendes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Doutor em Administração pela UNIFOR

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Publicado

15-02-2025

Edição

Seção

Sustentabilidade Organizacional

Como Citar

PEREIRA, Catarina Pinto; SOUZA JÚNIOR, Armando Araújo de; MORAES, Ana Flávia de Moraes; MENDES, Sérgio Augusto Torres. Avaliação da Consciência Ambiental no Consumo de Marcas dos Discentes de Administração da UFAM. Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 7, n. 1, p. e14627, 2025. DOI: 10.36661/2596-142X.2025v7n1.14627. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/14627. Acesso em: 1 abr. 2025.