O Planejamento público estratégico: um olhar a partir dos atingidos por barragens

Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Políticas Públicas; Empreendimentos Hidrelétricos; Atingidos por Barragens.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo explicitar a necessidade de adoção de políticas públicas mitigadoras específicas para pessoas atingidas por barragens, no contexto do planejamento público prévio à implantação de grandes empreendimentos hidrelétricos.   A instalação de grandes usinas tem levantado uma série de questionamentos relacionados aos custos sociais e ambientais envolvidos, sobretudo pelo remanejamento populacional em decorrência das obras de instalação das usinas e o enchimento dos reservatórios.  A pesquisa, de natureza qualitativa, emprega o método etnográfico, combinando pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas.  As políticas públicas voltadas para os atingidos por barragens revelaram-se insuficientes ao longo do tempo, pois não consideram as particularidades socioculturais e econômicas desses grupos. Elas falham em oferecer suporte adequado ao processo de desestruturação-reestruturação causado pelo deslocamento compulsório e pelos impactos indiretos das barragens, como a alteração do curso dos rios, afetando a economia local.  Essas políticas oferecem soluções que apenas marginalmente atendem aos interesses dos atingidos, destacando a prevalência dos aspectos econômicos sobre os sociais na construção de usinas hidrelétricas no país.  Conclui-se que a construção de barragens no Brasil enfrenta desafios e impactos significativos, como os desastres de Mariana e Brumadinho, revelando lacunas na regulação e gestão. É urgente desenvolver políticas públicas eficazes com planejamento estratégico, abordagem equitativa e consideração dos impactos de longo prazo. Apesar das dificuldades persistentes, políticas que garantam reassentamento adequado, indenizações justas e participação das comunidades são essenciais para uma resposta eficaz e promover o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geverson Ampolini, Unochapecó

Advogado. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó). 

Daiane Pavão, Unochapecó

Advogado. Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Unochapecó). 

Arlene Renk, Unochapecó

Professora, Programas de Ciências Ambientais em Direito e em Ciências Ambientais da Unochapecó. Doutora e Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente, em 1997 e 1990

Silvana Winckler, Unochapecó

Professora, Programas de Ciências Ambientais em Direito e em Ciências Ambientais da Unochapecó. Doutora em Direito - Univesidade de Barcelona.

Publicado
23-04-2024
Como Citar
AMPOLINI, G.; PAVÃO, D.; RENK, A.; WINCKLER, S. O Planejamento público estratégico: um olhar a partir dos atingidos por barragens. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14304, 23 abr. 2024.
Seção
Avaliação e mitigação de impactos ambientais