Captação e Aproveitamento da Água da Chuva em uma Residência Unifamiliar

Palavras-chave: Captação, Armazenagem, Sistema de aproveitamento da água da chuva, Usos não-potáveis, Economia de água potável

Resumo

O sistema de captação e aproveitamento de água da chuva é um dos caminhos para diminuir o consumo de água potável em empreendimentos da engenharia civil de fácil aplicação e de baixo custo, sendo este o principal objetivo deste estudo. Para isso foi proposto a implementação de um sistema de captação e aproveitamento da água da chuva em uma residência unifamiliar, mais especificamente o uso desta água na bacia sanitária e em uma torneira de jardim. Realizou-se pesquisas e dimensionamento em todas as etapas do sistema, como precipitações médias, captação, coleta, armazenamento, tratamento e bombeamento para suprir a demanda estudada. Com o estudo foi possível se ter um entendimento maior sobre dados pluviométricos da região, meses em que a captação é maior, determinar volumes de consumo mensal e anual, prever volumes de captação e extravasão, além de prever um tempo retorno de investimento para a implementação e operação do sistema que é de oito anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
05-02-2024
Como Citar
SANTOS, C. Captação e Aproveitamento da Água da Chuva em uma Residência Unifamiliar. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14142, 5 fev. 2024.
Seção
Avaliação e mitigação de impactos ambientais