Análise do nível de comprometimento da alta direção com o sistema de gestão da qualidade: Estudo multicaso em empresas construtoras de Pernambuco certificadas na NBR ISO 9001:2015 e no SIAC 2021

Palavras-chave: Liderança, PBQP-H, Construção Civil, Referencial Normativo para o Nível A

Resumo

As organizações, em geral, e aí se enquadram as empresas construtoras, vivem hoje um cenário de alta competitividade, onde conquistar e reter os clientes é uma tarefa complexa. Nesse contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade com base na NBR ISO 9001 e no SIAC 2021 do PBQP-H vem sendo adotado como ferramenta para aumentar a sua competitividade, e um dos pontos essenciais para o seu sucesso é o comprometimento da Alta Direção. Diante disso, esse artigo analisou o nível de comprometimento da Alta Direção de empresas construtoras de Pernambuco certificadas na NBR ISO 9001:2015 e no SIAC 2021 com os seus Sistemas de Gestão da Qualidade. Para a consecução desse objetivo, foram revisados os padrões normativos referidos e foi elaborado um questionário a partir dos requisitos desses padrões referentes à Alta Direção. Em seguida, foram contatadas todas as construtoras de Pernambuco certificadas no SIAC 2021 nível A, mas apenas 11 responderam e, das 11, 3 não possuíam a certificação ISO 9001:2015, de modo que a pesquisa ficou com 8 empresas. Criou-se uma escala tomando por base a ideia de Likert, e os primeiros resultados obtidos foram os seguintes: 3 empresas com nível excelente de comprometimento; 3, muito bom; 1, bom e 1, regular. Contudo, quando se levaram em consideração as principais dificuldades sentidas para o cumprimento dos requisitos associados à Alta Direção, vieram à tona os reais níveis de comprometimento das empresas: 1 empresa com nível excelente de comprometimento; 2, muito bom; 1, bom; 3, regular e 1, péssimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
14-12-2023
Como Citar
FITTIPALDI, A.; QUIDUTE DO NASCIMENTO, A.; BANDEIRA DE FARIAS, J.; RIBEIRO EMBIRASSÚ DE ARRUDA, M. Análise do nível de comprometimento da alta direção com o sistema de gestão da qualidade: Estudo multicaso em empresas construtoras de Pernambuco certificadas na NBR ISO 9001:2015 e no SIAC 2021. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14063, 14 dez. 2023.
Seção
Sustentabilidade Organizacional