Liderança Governamental do Poder Executivo Municipal de Parintins (AM) e suas Implicações na Gestão da Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2022v4n1.14032

Palavras-chave:

Processo decisório, Gestão municipal, Enfrentamento

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar o tipo de liderança adotado pelo Executivo Municipal de Parintins (AM) para o enfrentamento da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 no âmbito municipal. Pesquisaram-se informações publicizadas das ações para o enfrentamento da doença pela Gestão municipal, procurando identificar as implicações decorrentes dessas operações nos campos político, social e econômico. Com a abordagem qualitativa no estudo de caso, se obteve respostas às pressuposições feitas quanto à promoção de gerenciamento de ações de políticas assertivas e à geração de resoluções satisfatórias ao combate à pandemia. Os principais resultados da investigação apontaram a importância da liderança para a condução das ações de combate à doença e às suas implicações nos campos político, social e econômico, destacando-se as competências gerenciais para o desenvolvimento de pessoas e de equipes, expressos por Decretos Municipais, Atos de Gestão, Relatórios, Planos de Combate ao Coronavírus. Conclui-se que o estilo esperado de liderança democrática para o cenário pandêmico de Parintins se desenvolveu com ações efetivas e diferenciadas, possibilitando aproveitar a experiência de uma liderança de um município, que é uma ilha no meio do Amazonas, com dificuldades logísticas muito diversificadas e que teve que desenvolver competências em nível local para suprir suas necessidades. Tais ações indicam que o estilo de liderança democrática, em situação de crise, remete à criatividade de inovação para encurtar os tramites burocráticos, não desperdiçando recursos e, ao mesmo tempo, trazendo uma resposta que foi considerada positiva pela população.

Downloads

Biografia do Autor

  • Lundrigs Pantoja de Sá, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (2014). Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

  • Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

    Doutoramento em Ciências Humanas: Sociologia e Política/UFMG (2009). Possui pós-doutorado em gestão, políticas públicas, turismo criativo e empreendedorismo em Universidades da Holanda e de Portugal. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública/UFV e em Turismo e Patrimônio/UFOP, Brasil. Coordenador Geral da Rede Global da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas.
    Universidade Federal de Viçosa - UFV
    Professor e pesquisador
    magnus@ufv.br
    CV: http://lattes.cnpq.br/0919407313173824
    https://orcid.org/0000-0002-4264-8644

  • Elias José Mediotte, Universidade Federal de Viçosa

    Doutor e Mestre em Administração/UFV, com período de Doutorado Sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. Possui MBA/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas/FUMEC. Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Promove Infórium de Tecnologia (MG).

  • Adagenor Lobato Ribeiro, Universidade Federal do Pará – UFPA

    Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/UFPA. Professor da UFPA lotado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP).
    Universidade Federal do Pará – UFPA
    Professor e pesquisador
    adagenor.ribeiro@gmail.com
    CV: http://lattes.cnpq.br/7267332533770139
    https://orcid.org/0000-0002-3694-0163

  • Maria de Fátima Nobrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Doutora em Recursos Naturais/UFCG. Pós-doutorado em Administração Pública/UFV. Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
    Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
    Professora e pesquisadora
    maria.nobrega@professor.ufcg.edu.br
    CV: http://lattes.cnpq.br/8262057016878547
    https://orcid.org/0000-0003-3415-8829

Downloads

Publicado

20-11-2023

Edição

Seção

Sustentabilidade Organizacional

Como Citar

SÁ, Lundrigs Pantoja de; EMMENDOERFER, Magnus Luiz; MEDIOTTE, Elias José; SCHNEIDER LOCATELLI, Débora Regina; RIBEIRO, Adagenor Lobato; BARBOSA, Maria de Fátima Nobrega. Liderança Governamental do Poder Executivo Municipal de Parintins (AM) e suas Implicações na Gestão da Pandemia da Covid-19. Revista Gestão & Sustentabilidade - RG&S, Brasil, v. 4, n. 1, p. e14032, 2023. DOI: 10.36661/2596-142X.2022v4n1.14032. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/14032. Acesso em: 9 abr. 2025.