Um olhar sobre o IDEB
relação com investimento na educação, número de alunos matriculados, média de horas aula e PIB per capita
Resumo
Uma educação de qualidade é primordial para o crescimento econômico, político e social, de um país, promovendo assim o desenvolvimento das regiões e aumentando a sua competitividade. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores que impactam no desempenho educacional dos alunos da educação básica da região do grande Oeste de Santa Catarina. Como referência do estudo, foram utilizados os anos de 2015, 2017 e 2019, pois os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) são índices fornecidos a cada dois anos e a amostra do estudo contemplou 62 municípios do Grande Oeste de Santa Catarina. Para análise do que impacta no IDEB dos alunos no ensino fundamental, foi utilizado a estatística descritiva dos dados e Regressão Linear Múltipla. Os resultados apontam que as variáveis trabalhadas, investimento, número de alunos matriculados, média de horas aulas e PIB Per Capita dos municípios não tem influência direta sobre o IDEB. Essa situação justifica-se uma vez que a correlação apresentada no estudo entre tais variáveis não é suficiente para que estas se influenciem reciprocamente. O estudo contribui ao proporcionar aos pesquisadores e gestores públicos informações capazes de auxiliar a avaliação da gestão pública e permitir uma melhor tomada de decisões, no sentido de maximizar a utilidade desses recursos públicos e proporcionar uma melhor eficiência na sua alocação.
Downloads
-
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
-
O(s) autor(es) atesta (m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
-
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
-
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
-
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista