Evolução da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES)

Palavras-chave: Sustentabilidade, Revisão Sistemática e Bibliométrica, Análise de Conteúdo, Instituições de Ensino Superior (IES)

Resumo

O propósito do artigo foi explorar como o tema sustentabilidade, nas Instituições de Ensino Superior (IES), foi abordado na literatura científica ao longo dos anos. Além disso, visou identificar a necessidade de consolidação de conhecimentos fragmentados em novos conhecimentos, por meio de mapeamento dos perfis identificados. Para tal, o estudo combinou a revisão sistemática de literatura e análise bibliométrica. Os resultados demonstraram que o tema sustentabilidade nas IES se encontra em um período emergente desde o ano 2010, e a maioria das iniciativas está sendo conduzida por meio de métodos teóricos/conceituais, considerando o tripé ambiente, economia e sociedade. Como originalidade o estudo pôde apontar o comportamento e evolução da literatura sobre o tema e inferir que as características metodologia, tipo e dimensão dos artigos estão relacionadas e, por isso, influenciam diretamente na citação dos artigos, possibilitando validade dos dados e replicabilidade do estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Faria, UFSCar

Professor Doutor no Departamento de Ciências Ambientais

Publicado
23-08-2023
Como Citar
BEDIN, ÉRIKA; DE FARIA, L. Evolução da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES). Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 3, n. 1, p. 26-46, 23 ago. 2023.
Seção
Trabalhos Empíricos e Ensaios