Evolução da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-142X.2021v3n1.12360

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Revisão Sistemática e Bibliométrica, Análise de Conteúdo, Instituições de Ensino Superior (IES)

Resumo

O propósito do artigo foi explorar como o tema sustentabilidade, nas Instituições de Ensino Superior (IES), foi abordado na literatura científica ao longo dos anos. Além disso, visou identificar a necessidade de consolidação de conhecimentos fragmentados em novos conhecimentos, por meio de mapeamento dos perfis identificados. Para tal, o estudo combinou a revisão sistemática de literatura e análise bibliométrica. Os resultados demonstraram que o tema sustentabilidade nas IES se encontra em um período emergente desde o ano 2010, e a maioria das iniciativas está sendo conduzida por meio de métodos teóricos/conceituais, considerando o tripé ambiente, economia e sociedade. Como originalidade o estudo pôde apontar o comportamento e evolução da literatura sobre o tema e inferir que as características metodologia, tipo e dimensão dos artigos estão relacionadas e, por isso, influenciam diretamente na citação dos artigos, possibilitando validade dos dados e replicabilidade do estudo. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos de Faria, UFSCar

    Professor Doutor no Departamento de Ciências Ambientais

Downloads

Publicado

23-08-2023

Edição

Seção

Trabalhos Empíricos e Ensaios

Como Citar

BEDIN, Érika Pena; DE FARIA, Luiz Carlos. Evolução da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES). Revista Gestão & Sustentabilidade, Brasil, v. 3, n. 1, p. 26–46, 2023. DOI: 10.36661/2596-142X.2021v3n1.12360. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RGES/article/view/12360. Acesso em: 6 abr. 2025.