Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

  • Camila Campêlo de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA) http://orcid.org/0000-0002-1403-2447
  • Joelma Soares da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Darleane Batista de Oliveira Angelim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Jayara de Sousa Lima Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria do Carmo Gomes Brito Costa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Maria Eduarda de Lima Machado Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Mayara Fernanda Cabral da Rocha Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Patricia Ribeiro Vasconcelos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Rita do Nascimento Moraes Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12i3.11885

Palavras-chave:

Educação, Ciência, Informação, Divulgação científica

Resumo

A Biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos e processos, visando utilização humana. O presente relato de experiência retrata o projeto de extensão “Difundindo a Biotecnologia na sociedade”, o qual visou trabalhar com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA), abrangendo conteúdos amplamente divulgados pela mídia e minimamente compreendidos pela sociedade, tais como: clonagem, terapia gênica, testes de paternidade, organismos transgênicos e uso da informação genética para diagnóstico de doenças. O projeto foi dividido em 4 etapas: Etapa 1: Realização de uma avaliação diagnóstica com os estudantes da escola; Etapa 2: Ciclo de palestras; Etapa 3: Desenvolvimento de duas oficinas abordando organismos transgênicos e clonagem e Etapa 4: Discussão acerca da Bioética relacionada à Biotecnologia. A maior parte dos estudantes participantes desconheciam a importância da Biotecnologia, bem como sua aplicação na sociedade. Na avaliação diagnóstica, dos 103 alunos, apenas 34% souberam informar pelo menos uma importância da Biotecnologia; 44% se mostraram favoráveis à comercialização dos transgênicos e somente 6% já ouviram falar da terapia genética e conheciam exames de DNA. Com a pandemia do novo coronavírus, a execução do projeto continuou de forma remota, porém com o passar dos meses, houve grande evasão e diminuição de participação. Contudo, ressalta-se que, para a minoria que conseguiu acompanhar o projeto remotamente, notou-se grande interesse e uma melhor compreensão acerca da temática. Com o desenvolvimento das atividades, observou-se a importância da extensão universitária enquanto prática social formadora e transformadora.

Palavras-chave: Educação; Ciência; Informação; Divulgação científica

Diffusing Biotechnology in society: Report of extensionist experience in the context of the pandemic OF COVID-19

Abstract: Biotechnology refers to any technological application that uses biological systems, living organisms, or their derivatives to manufacture or modify products and processes for human use. The present experience report portrays the extension project “Diffusing Biotechnology in society”, which aimed to work with High School students at Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA, Brazil), covering contents widely disseminated by the media and minimally understood by society, such as cloning, gene therapy, paternity tests, transgenic organisms and use of genetic information for the prevention of genetic diseases. The project was divided into four stages: Stage 1: Conducting a diagnostic evaluation with High School students; Stage 2: Cycle of lectures; Stage 3: Developing two workshops addressing transgenic organisms and cloning. Step 4: Discussion about Bioethics related to Biotechnology. Most of the participating students were unaware of the importance of Biotechnology and its application in society. In the diagnostic evaluation, of the 103 students, only 34% could inform at least one importance of Biotechnology; 44% were in favor of transgenics, and only 6% had heard of gene therapy and knew about DNA testing. With the new coronavirus pandemic, the project execution continued remotely, but there was a significant dropout over the months. However, it is noteworthy that, for the minority that managed to monitor the project remotely, there was great interest and a better understanding of the theme. With the development of activities, the importance of university extension was observed as a formative action and transforming social practice.

Keywords: Education; Science; Information; Scientific divulgation

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Publicado

16-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAMPÊLO DE SOUSA, Camila; DA SILVA, Joelma Soares; BATISTA DE OLIVEIRA ANGELIM, Darleane; DE SOUSA LIMA, Jayara; GOMES BRITO COSTA, Maria do Carmo; DE LIMA MACHADO, Maria Eduarda; CABRAL DA ROCHA, Mayara Fernanda; RIBEIRO VASCONCELOS, Patricia; DO NASCIMENTO MORAES SILVA, Rita. Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 12, n. 3, p. 311–320, 2021. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12i3.11885. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885. Acesso em: 19 mar. 2025.