Formação colaborativa de professores de Ciências na perspectiva da abordagem investigativa

Autores/as

  • Marcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2303474.15.3-11

Palabras clave:

Ensino Investigativo, Extensão Universitária, Formação Continuada

Resumen

A formação de professores é um processo que acompanha a profissão e em cada contexto pode ser concebida de diferentes formas, em função de necessidades específicas. No que se refere às perspectivas de formação continuada de professores, que não se limitam à formação técnica, temos o modelo de Formação Colaborativa (FC) foco de discussão neste trabalho. Consideramos que a FC possibilita a autonomia educativa do docente e fortalece a interação entre professores que atuam no mesmo sistema de ensino, pois abre espaço para discussões, diálogos e reflexão da própria prática e sua aproximação com a teoria. Neste artigo trazemos o relato de três experiências no formato colaborativo, tendo como base a abordagem investigativa, que foram realizadas com professores que atuam na área de Ciências no nível de Ensino Fundamental I, com formação predominante em Pedagogia. Nesse contexto apontamos que formações colaborativas têm grande potencial para discussão de temas específicos, inclusive no que se refere à inclusão de atividades que são realizadas na sala de aula durante o processo de formação.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Ensino Investigativo; Formação Continuada

Collaborative training for science teachers from the perspective of the investigative approach     

Abstract: Teacher training is a process that accompanies the profession, and in each context, it can be conceived in different ways, depending on specific needs. Concerning perspectives on continuing teacher training that are not limited to technical training, we have the Collaborative Training (CF) model, which is the focus of discussion in this paper. CF enables teachers' educational autonomy and strengthens interaction between teachers working in the same education system, as it opens up space for discussions, dialogues, and reflection on one's practice and its approximation to theory. In this article, we report on three experiences in a collaborative format, based on the investigative approach, which was carried out with teachers working in the area of Science at the elementary school level, with a predominant degree in Pedagogy. In this context, we point out that collaborative training courses have great potential for discussing specific topics, including the inclusion of activities that are carried out in the classroom during the training process.

Keywords: University Extension; Investigative Teaching; Continuing Education

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Biografía del autor/a

  • Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

    Professsora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Química Licenciatura. Mestre, doutora e pós-doutora em Educação, vinculada ao Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Unioeste, campus de Toledo e ao Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo, NECTO, Campus de Toledo.

    Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Campus de Cascavel, de Pós-Graduação em Ensino, Campus de Foz do Iguaçu, e Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Campus de Cascavel.

Publicado

18-12-2024

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

CUNHA, Marcia Borin da. Formação colaborativa de professores de Ciências na perspectiva da abordagem investigativa. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 15, n. 3, p. 433–452, 2024. DOI: 10.29327/2303474.15.3-11. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13759. Acesso em: 12 mar. 2025.