Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736

Palabras clave:

Transtornos da Audição, Estudantes, Educação em Saúde, Prevenção Primária

Resumen

A audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas.

Palavras-chave: Transtornos da Audição; Estudantes; Educação em Saúde; Prevenção Primária

School Auditory Health Program: an integration between research and extension

Abstract: Hearing is one of the most significant meanings for human communication, so that its absence has adverse effects on the well-being and quality of life of the population involved. Given this context, this study aimed to report the experience of research and extension activities developed in the School Auditory Health Program (SAHP), focused on hearing health education. Hearing tests were carried out in a school community, and the most prevalent hearing disorders in this population were verified. The main findings were ear obstruction by cerumen and self-report of the frequent use of headphones. The results found contributed to the implementation of the extension action “Listening for life: World Hearing Day 2020”, during which four interactive activities were carried out through didactic and ludic resources with this population, which are (1) “ear cleaning,” (2) “noise map,” (3) earphone intensity assessment with the help of “Cocleanny,” (4) conversation with students with the help of the virtual character “Alexa” and (5) conversation with the teachers, all aiming to reduce the most frequent problems detected. All activities showed promising results and engagement by the school community, helping the students make more appropriate decisions regarding the harmful habits previously practiced, e. g. excessive use of the headset and noise during classes.

Keywords: Hearing Disorders; Students; Health Education; Primary Prevention

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Biografía del autor/a

  • Thainá Ruth França de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduanda do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Bolsista de Iniciação Científica, Propesq, UFRN. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, LAIS, UFRN-RN. 

  • Aryelly Dayane da Silva Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. 

  • Victor Vasconcelos de Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia entre Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN- RN. 

  • Aline Roberta da Silva Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduanda do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Bolsista de Extensão, PROEX, UFRN, RN. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. 

  • Pierre Andrade Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN.

  • Ricardo Fernando Arrais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor Associado do Departamento de Pediatria, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde, UFRN-RN. Pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. 

  • Isabelle Ribeiro Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí  (FACISA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN-RN. 

  • King Chung, Northern Illinois University

    Professora do College of Health and Human Sciences, Northern Illinois University, Illinois, Estados Unidos da América. 

  • Sheila Andreoli Balen, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia entre Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN - RN. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde- LAIS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN- RN. 

Publicado

30-04-2021

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FARIAS, Thainá Ruth França de; NUNES, Aryelly Dayane da Silva; BARROS, Victor Vasconcelos de; XAVIER, Aline Roberta da Silva; FREIRE, Pierre Andrade; ARRAIS, Ricardo Fernando; BARBOSA, Isabelle Ribeiro; CHUNG, King; BALEN, Sheila Andreoli. Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 12, n. 2, p. 135–146, 2021. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736. Acesso em: 14 mar. 2025.