Iniciação à docência em Física e as indagações dos estudantes da educação básica - um relato

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i3.11597

Palabras clave:

Ensino de Física, Iniciação à docência, Estratégias didáticas

Resumen

Atividades extensionistas que visem propiciar a educação em ciências são cada vez mais presentes em discussões educacionais, sejam como forma de pensar novas roupagens para conteúdos programáticos ou para novos vieses metodológicos e de avaliação dos processos educativos. Este trabalho apresenta e discute a atividade “Pílula da ciência: o conhecimento está no ar!”, desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), junto a uma escola pública de Uberaba/MG, em parceria com o grupo PIBID-Física-UFTM, com ênfase em suas contribuições à formação dos envolvidos, licenciandos em Física. O objetivo da atividade desenvolvida foi promover uma dinâmica que permitisse, por um lado, ouvir as inquietações e indagações dos estudantes da Educação Básica frente às suas dúvidas em relação ao conhecimento científico e, por outro lado, proporcionar novas vivências em sala de aula por parte de pibidianos, professores em formação. Para tanto, estudantes da Educação Básica depositavam questionamentos (aqui denominados pílulas) sobre temas voltados às Ciências da Natureza em uma caixa de dúvidas, para posterior socialização das respostas em sala de aula com os pibidianos. Evidenciamos que ouvir e discutir as percepções dos estudantes frente à visão que estes têm do conhecimento científico é um caminho promissor para despertar seu interesse pela ciência, sendo os primeiros passos para o letramento científico, além de ser uma estratégia para sensibilizar os futuros professores a considerarem estas abordagens em suas futuras práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Ensino de Física; Iniciação à docência; Estratégias didáticas

 

Physics teaching initiation and the students´ questions in basic education - a report  

Abstract: Extension activities that aim to provide science education are increasingly present in educational discussions, whether as a way of thinking about new approaches for curricular contents or new methodological biases and evaluation. This paper presents and discusses the activity "Pill of science: the knowledge is in the air!" developed under the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID/CAPES), at a public school in Uberaba, Brazil, in partnership with the PIBID-Physics-UFTM group, with an emphasis on their contributions to the training of those involved, undergraduates in Physics. The objective of the activity developed was to promote a dynamic that would allow, on the one hand, to listen to the concerns and questions of Basic Education students in the face of their doubts regarding scientific knowledge and, on the other hand, to provide new experiences in the classroom by teachers in training. To this end, Basic Education students deposited questions (here called "pills") about topics related to the Natural Sciences in a box of doubts, for later socialization in the classroom with the undergraduates in Physics. We show that listening and discussing students' perceptions of their view of scientific knowledge is a promising way to awaken their interest in science, being the first steps towards scientific literacy, in addition to being a strategy to sensitize future teachers to consider these approaches in their future pedagogical practices.

Keywords: Physics Teaching; Teaching Initiation; Didactic Strategies

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Professor junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

  • Sabrina Eleutério Alves, Escola Estadual Francisco Candido Xavier

    Professora da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Publicado

04-09-2020

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; BOVOLENTA OVIGLI, Daniel Fernando; ALVES, Sabrina Eleutério. Iniciação à docência em Física e as indagações dos estudantes da educação básica - um relato. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 11, n. 3, p. 289–300, 2020. DOI: 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11597. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11597. Acesso em: 18 mar. 2025.