Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação

Autores/as

  • Daniel Baron Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Lagoa do Sino (Buri/SP)
  • Carlos Gustavo Momberg da Silva Escola Estadual ‘Ivens Vieira’, município de Angatuba-SP.
  • Sandra Cristina Oliveira Almeida Escola Estadual ‘Ivens Vieira’, município de Angatuba-SP
  • Meire Maria Cordeiro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos
  • Ester Almeida Helmer Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973

Palabras clave:

Águas pluviais, Compostagem, Hidroponia, Reaproveitamento

Resumen

Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais.

Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento

Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration

Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants.

Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Gustavo Momberg da Silva, Escola Estadual ‘Ivens Vieira’, município de Angatuba-SP.

    Biólogo, professor.

  • Sandra Cristina Oliveira Almeida, Escola Estadual ‘Ivens Vieira’, município de Angatuba-SP

    Bióloga, Professora

Publicado

18-04-2020

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

BARON, Daniel; MOMBERG DA SILVA, Carlos Gustavo; ALMEIDA, Sandra Cristina Oliveira; CORDEIRO, Meire Maria; HELMER, Ester Almeida. Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 11, n. 1, p. 97–112, 2020. DOI: 10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10973. Acesso em: 11 mar. 2025.