Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i1.10973Keywords:
Rainwater, Composting, Hydroponics, ReuseAbstract
Neste estudo nosso objetivo foi analisar contextos de aprendizagem propiciados por um projeto de colaboração entre Universidade/Escola Pública, empregando como tema norteador conceitos sobre a produção vegetal sustentável. Esta proposta envolveu estudantes universitários na popularização da ciência sobre a necessidade de otimizar os recursos naturais disponíveis, bem como a reciclagem de materiais descartados, a partir do aperfeiçoamento de professores e de estudantes do ensino médio público. O compartilhamento dialógico entre os estudantes de ambas as instituições de ensino possibilitou a experimentação de novos modos e ações, a fim de solucionar problemas como a armazenamento de águas pluviais, compostagem de restos de merenda escolar e reutilização de materiais reciclados para confecção de sistema hidropônico para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais.
Palavras-chave: Águas pluviais; Compostagem; Hidroponia; Reaproveitamento
Popularization of sustainability: analysis of a high school-college integration
Abstract: This study aimed to analyze learning contexts provided by a collaborative project between High School and college using concepts on sustainable vegetable production as guiding theme. This proposal involved university students in the popularization of science on the need for optimizing available natural resources and recycling of materials based on the training of public high school students and teachers. The dialogical sharing among students of both education institutions enabled experimentation with new modes and actions to solve problems such as storage of rainwater, composting of school lunch leftovers and reuse of recycled materials to make a hydroponic system for the cultivation of vegetables and medicinal plants.
Keywords: Rainwater; Compositing; Hydroponics; Reuse
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
the copyright are retained by the authors under the definitions of Creative Commons Attribution 4.0 Licence CC-BY.