SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE COMUNIDADES DE BAIXA RENDA

Authors

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Vanessa de Medeiros Bonatelli Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Thalyta Marcílio Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2006v4i2.962

Keywords:

Extensão Universitária, séries iniciais, infância

Abstract

Com o objetivo de integrar  a universidade com a comunidade na qual está inserida foi realizado um trabalho tendo com foco principal a ação educativa na área da saúde. A participação do saber universitário no corpo social foi efetivada por meio da atenção aos problemas de saúde identificados na comunidade. Na proposta, buscou-se trabalhar as questões de saúde dirigindo especial atenção a estudantes que cursam as séries iniciais do ensino fundamental de comunidades de baixa renda da cidade de Lages - Santa Catarina/SC, incluindo também portadores de necessidades especiais. Também houve atuação junto a outras crianças de baixa renda através do ensino não-formal, com o trabalho dirigido a filhos de carroceiros.  Pelo ensino, buscou-se atender a população através de um processo de educação crítica que prepare para a cidadania. Dentro desses balizamentos ocorre, via extensão, a troca de saberes - acadêmico e popular - e a participação efetiva da universidade dentro da comunidade. Desta interação e confronto com a realidade resultam a produção e a construção do conhecimento e, como consequência, sobrevém a democratização do mesmo.

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Published

02-12-2006

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Articles

How to Cite

PFUETZENREITER, Márcia Regina; BONATELLI, Vanessa de Medeiros; MARCÍLIO, Thalyta. SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE COMUNIDADES DE BAIXA RENDA. Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária), Brasil, v. 4, n. 2, p. 43–48, 2006. DOI: 10.36661/2358-0399.2006v4i2.962. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/962. Acesso em: 1 apr. 2025.