SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE COMUNIDADES DE BAIXA RENDA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2006v4i2.962Palavras-chave:
Extensão Universitária, séries iniciais, infânciaResumo
Com o objetivo de integrar a universidade com a comunidade na qual está inserida foi realizado um trabalho tendo com foco principal a ação educativa na área da saúde. A participação do saber universitário no corpo social foi efetivada por meio da atenção aos problemas de saúde identificados na comunidade. Na proposta, buscou-se trabalhar as questões de saúde dirigindo especial atenção a estudantes que cursam as séries iniciais do ensino fundamental de comunidades de baixa renda da cidade de Lages - Santa Catarina/SC, incluindo também portadores de necessidades especiais. Também houve atuação junto a outras crianças de baixa renda através do ensino não-formal, com o trabalho dirigido a filhos de carroceiros. Pelo ensino, buscou-se atender a população através de um processo de educação crítica que prepare para a cidadania. Dentro desses balizamentos ocorre, via extensão, a troca de saberes - acadêmico e popular - e a participação efetiva da universidade dentro da comunidade. Desta interação e confronto com a realidade resultam a produção e a construção do conhecimento e, como consequência, sobrevém a democratização do mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).