A microbiologia e a extensão universitária

Authors

  • Belize Rodrigues Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patricia Valente Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i1.11123

Keywords:

Microbiology teaching, Education, Health, Environment

Abstract

Conhecimentos sobre Microbiologia promovem o cuidado pessoal, para com a saúde e o meio ambiente. Isso contribui, em uma perspectiva mais ampla, para a formação de seres mais conscientes de sua realidade. A extensão configura-se como uma das finalidades da Universidade, por meio da qual institui práticas cidadãs de pesquisa e ensino direcionadas à comunidade em geral. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil das ações de extensão universitária que abordam temas da Microbiologia, baseando-se na produção científica nacional das últimas duas décadas. Tais ações de extensão foram encontradas em 109 publicações deste período. Predominaram ações na área da Microbiologia Clínica (40/109), destacando-se temas como Educação e Promoção da saúde (32/109 e 22/109, respectivamente). Entre as doenças abordadas nestas ações, as Viroses (13/109) foram preponderantes frente às Parasitoses (3/109) e as Micoses (2/109). O ensino também tem sido o foco das ações de extensão em Microbiologia, uma vez que a maior parte delas desenvolveu ou aprimorou Práticas educativas (29/109), atendendo majoritariamente ao público escolar (42%). As universidades públicas participam massivamente destas ações, representando 91% das iniciativas. As informações geradas retornaram aos participantes em 74% das ações analisadas, demonstrando a importância da extensão para veicular conhecimentos científicos em diferentes públicos. Este estudo pode contribuir para que as ações voltadas à Microbiologia cresçam, se fortaleçam e aumentem ainda mais a sua significância social.

Palavras-chave: Ensino de microbiologia; Educação; Saúde; Ambiente

The microbiology and the university extension

Abstract: Knowledge about Microbiology promotes personal and health care, in addition to the care for the environment. This knowledge contributes, in a broader perspective, to the formation of beings more aware of their reality. One of the purposes of the University, the extension is the set of research and teaching practices directed to the community in general. This study aimed to analyze the profile of university extension actions involving Microbiology themes, based on the national scientific production of the last two decades. These extension actions were found in 109 publications of this period. Actions in the ​​Clinical Microbiology area predominated (40/109), highlighting topics such as Education and Health Promotion (32/109 and 22/109, respectively). Among the diseases addressed in these actions, Viruses (13/109) were preponderant against Parasitic infections (3/109) and Mycoses (2/109). Teaching has also been the focus of extension actions in Microbiology, since most of them have developed or improved educational practices (29/109), supporting mainly the students (42%). Public universities participate massively in these actions, representing 91% of initiatives. The information generated returned to the participants in 74% of the actions analyzed, demonstrating the importance of extension to convey scientific knowledge in different audiences. This study may contribute to the actions aimed at Microbiology to grow, strengthen, and further increase their social significance.

Keywords: Microbiology teaching; Education; Health; Environment

Downloads

Download data is not yet available.

Published

20-03-2020

Issue

Section

Articles

How to Cite

LEITE, Belize Rodrigues; VALENTE, Patricia. A microbiologia e a extensão universitária. Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária), Brasil, v. 11, n. 1, p. 61–71, 2020. DOI: 10.36661/2358-0399.2020v11i1.11123. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11123. Acesso em: 12 mar. 2025.