EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES COMO EDUCAÇÃO ENTRE PARES: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Leandro Pedro Goloni Bertollo Faculdade de Medicina da USP - FMUSP
  • Rebecca Ranzani Martins
  • José Ricardo Carvalho de Mesquita Ayres
Palavras-chave: Jovens, Sexualidade, Ensino

Resumo

O projeto “Educação Sexual e Reprodutiva” é uma iniciativa de extensão universitária criada por estudantes de medicina que busca abordar, de forma interativa e inovadora, temas de grande relevância para adolescentes, geralmente negligenciados nas escolas brasileiras, como HIV/AIDS, aborto, gênero e orientação sexual. Três oficinas e uma gincana final foram realizadas junto a estudantes de uma escola pública de ensino médio. Para conduzi-las, alunos de graduação médica voluntários foram treinados por seus colegas, coordenadores da iniciativa, sendo previamente apresentados ao conteúdo teórico e preparados para uma abordagem horizontal e participativa junto aos escolares, ao modo da educação por pares. Para avaliação do impacto da intervenção, foram feitas análises qualitativa, com diários de campo, e quantitativa, com aplicação de questionários. Esses instrumentos evidenciaram um significativo aprendizado dos escolares sobre os assuntos trabalhados. Realizou-se também análise de impacto sobre os estudantes de medicina envolvidos no projeto, que demonstrou aumento do conhecimento teórico, ganho de confiança e fortalecimento da capacidade de argumentar contra atitudes preconceituosas. Os resultados do estudo afirmam o interesse do tema e da estratégia como prática extensionista, além de apontar aspectos que reclamam atenção e aprimoramento.

Palavras-chave: Jovens, Sexualidade, Ensino

 

Sexual and Reproductive Education for Adolescents as peer education: evaluating an academic community service initiative

Abstract: The “Sexual and Reproductive Education” project is an academic community service initiative created by medical students aiming to address, in an interactive and innovative way, topics of great importance for adolescents but generally neglected or poorly worked in Brazilian schools, such as HIV/AIDS, abortion, gender and sexual orientation. Workshops and a final playful competition were held at a public high school. To carry them out, volunteer medical students were trained by colleagues, being introduced to the theoretical base and prepared for a horizontal and participatory approach, in the sense of a peer education strategy. A qualitative analysis was performed to evaluate the intervention’s impact, with field diaries, and a quantitative one, with the application of questionnaires. These evaluation tools showed significant knowledge gain. We also carried out an analysis of the impact of the project on the undergraduate medical students involved in the initiative, which revealed an increase in the theoretical knowledge, gain in confidence and strengthening of the ability to argue against prejudiced attitudes. The study results stress the interest of the subject and strategy as an academic community service initiative but also highlight aspects that need attention and improvement.

Keywords: Youth, Sexuality, Teaching

 

Educación sexual y reproductiva para adolescentes como educación entre pares: evaluación de una experiencia de extensión universitaria

Resumen: El proyecto “Educación Sexual y Reproductiva” es una iniciativa de extensión universitaria por parte de estudiantes de medicina que busca abordar, de forma interactiva e innovadora, temas de gran relevancia para el adolescente, generalmente descuidados en las escuelas brasileñas, como HIV/AIDS, aborto, género y orientación sexual. Tres talleres y una actividad recreativo-educativa final fueron realizadas. Sus ejecutores, alumnos de graduación médica voluntarios, fueron previamente entrenados por otros alumnos, coordinadores de la iniciativa, con la intención de presentar el contenido teórico y prepararlos para un enfoque horizontal y participativo, en el sentido de la educación por pares. Para evaluar el impacto de la intervención sobre los alumnos se realizó un análisis cualitativo, con diarios de campo, y cuantitativa, con aplicación de cuestionarios. Estos instrumentos evidenciaron un significativo aprendizaje de los alumnos sobre los asuntos trabajados. También se realizó un análisis del impacto del proyecto sobre los estudiantes de graduación involucrados, por medio de cuestionarios. Hubo aumento del conocimiento teórico, de confianza y de la capacidad de argumentar contra los prejuicios. Los resultados del estudio afirman el interés del tema y de la estrategia como práctica extensionista, además de apuntar aspectos que reclaman atención y perfeccionamiento.

Palabras-clave: Jóvenes, Sexualidad, Enseñanza

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AYRES, J. R. C. M. Educational practices and the prevention of HIV/Aids: lessons learned and current challenges. Interface (Botucatu), v. 6, n. 11, p. 11-24, 2002.

AYRES, J. R. C. M. et al. Adolescence and Aids: evaluation of a preventive education experience among peers. Interface (Botucatu), v. 7, n. 12, p. 113-28, 2003.

AYRES, J. R. C. M. et al. Vulnerability, Human Rights and Comprehensive Health Care Needs of Young People Living With HIV/AIDS. American Journal of Public Health, v. 96, n. 6, p. 1001-1006, 2006.

AZEVEDO, B. D. S. et al. Análise da produção científica sobre doenças sexualmente transmissíveis e sua relação com a saúde escolar no Brasil. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 315-334, 2014.

BERTOLLO, L. P. G. et al. A new experience with capacitations for sexual and reproductive health promotion projects. In: IUHPE WORLD CONFERENCE ON HEALTH PROMOTION, 22, Curitiba, 2016. Disponível em: < https://youtu.be/sYrznp4qpxM . Acesso 08 mar. 2018.

BRETELLE, F. et al. Medical students as sexual health peer educators: who benefits more? BMC Medical Education, v. 14, p.162, 2014.

BURGESS, A.; MCGREGOR D.; MELLIS C.; Medical students as peer tutors: a systematic review. BMC Medical Education, v. 14, p. 115, 2014.

COLEMAN, E. et al. Summit on Medical School Education in Sexual Health: Report of an Expert Consultation. The Journal of Sexual Medicine, v. 10, n. 4, p. 924 – 938, 2013.

CONSTANTINE, N. A. et al. Short-term effects of a rights-based sexuality education curriculum for high-school students: A Cluster-Randomized Trial. BMC Public Health, v. 15, p. 293, 2015.

CONWAY, J. M.; AMEL, E. L.; GERWIEN, D. P. Teaching and learning in the social context: A meta-analysis of service learning's effects on academic, personal, social, and citizenship outcomes. Teaching of Psychology, vol. 36, n. 4, p. 233-245, 2009.

FAULDER, G. S. et al. Teaching sex education improves medical students' confidence in dealing with sexual health issues. Contraception, v. 70, n. 2, p. 135-139, 2004.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação Sexual: como ensinar no espaço da escola. Revista Linhas [online], v. 7, n. 1, 2006.

HÉBERT, A.; HAUF, P. Student learning through service learning: Effects on academic development, civic responsibility, interpersonal skills and practical skills. Active Learning in Higher Education, vol. 16, n. 1, p. 37-49, 2015.

KIRBY, D. et al. School-based programs to reduce sexual risk behaviors: a review of effectiveness. Public Health Reports, v. 109, n. 3, p. 339-360, 1994.

MANLOVE, J.; HEATHER, F.; MOORE, K. A. Programs to Improve Adolescent Sexual and Reproductive Health in the US: A Review of the Evidence. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics, v. 6, p. 47–79, 2015.

MATTHEWS, P. H. Developing and Evaluating a Student Scholars Program to Engage Students with the University’s Public Service and Outreach Mission. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, v. 16, n. 4, p. 165-179, 2012.

MEIRA, M. E. M.; QUEIROZ, A. B.; DE OLIVEIRA, I. A.; MORAES, R. Q.; OLIVEIRA, T. H. Psicologia escolar, desenvolvimento humano e sexualidade: projetos de orientação sexual em instituições educacionais. Revista Ciência em Extensão, v. 12, p. 20, 2006.

NOZAKI, J. M.; FERREIRA, L. A.; HUNGER, D. A. C. F. Evidências formativas da extensão universitária na docência em Educação Física. Revista Eletrônica de Educação, vol. 9, p. 228-241, 2015.

OAKLEY, A. et al. Sexual health education interventions for young people: a methodological review. British Medical Journal, v. 3, n. 10, p. 158, 1995.

PAIVA, V.; AYRES, J. R. C. M.; GRUSKIN, S. Being young and living with HIV: the double neglect of sexual citizenship. In: Aggleton, P.; Parker, R. (eds.). Routledge Handbook of Sexuality, Health and Rights. 1ed. New York: Routledge, 2010, p. 422-430.

PAIVA, V.; AYRES, J. R. C. M.; FRANCA JUNIOR, I. Expanding the flexibility of normative patterns in youth sexuality and prevention programs. Sexuality Research & Social Policy, v. 1, p. 83, 2004.

RUFINO, A. C.; MADEIRO, A. P.; GIRAO, M. J. B. C. O. Ensino da sexualidade nos cursos médicos: a percepção de estudantes do Piauí. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, p. 178-185, 2013.

SANTOS, A. B.; ABIB, S. W.; SANTOS, V. M. M.; SOUZA, S. S.; GOMES, N. P. Extensão universitária: a visão de acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em Extensão, v. 12, n. 2, p. 9-22, 2013.

SOUZA, M. M. et al. Programa educativo sobre sexualidade e DST: relato de experiência com grupo de adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 1, p. 102-105, 2007.
Publicado
21-08-2018
Como Citar
GOLONI BERTOLLO, L.; MARTINS, R.; AYRES, J. R. EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA PARA ADOLESCENTES COMO EDUCAÇÃO ENTRE PARES: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 83-91, 21 ago. 2018.
Seção
Artigos