Universidade da Melhor Idade (UMI): A experiência da Escola de Engenharia de Volta Redonda/RJ – EEIMVR/UFF
Resumo
A extensão universitária busca cumprir a missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, fornecendo oportunidades de aprendizados. O presente trabalho oferece uma contribuição para as discussões sobre a avaliação do impacto de um projeto público de extensão destinado à terceira idade no campo da educação, conhecida como Universidade da Melhor Idade (UMI), financiado por emenda parlamentar, buscando compreender as particularidades da implementação do projeto na Escola de Engenharia de Volta Redonda (EEIMVR/UFF). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, utilizando um questionário com perguntas abertas e fechadas, analisadas por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados identificaram que a implementação de uma política pública voltada para o público da terceira idade gerou impactos positivos. No entanto, é importante destacar que a pandemia da COVID-19 trouxe desafios que exigiram atenção especial de todos os envolvidos no projeto. Apesar dos obstáculos, o programa conseguiu se adaptar de forma inovadora, garantindo a continuidade do ensino e proporcionando benefícios aos idosos participantes.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Terceira idade; Educação
Universidade da Melhor Idade (UMI): the experience of the School of Engineering of Volta Redonda, Rio de Janeiro – EEIMVR/UFF
Abstract: University extension aims to contribute to society's development by providing learning opportunities. This study contributes to discussions on evaluating the impact of a public extension project aimed at the elderly in education, known as the Universidade da Melhor Idade (University of the Third Age) - UMI, funded by a parliamentary amendment. It seeks to understand the specificities of the project's implementation at the School of Engineering in Volta Redonda (EEIMVR/UFF). The article is a qualitative study, utilizing a questionnaire with open and closed questions, analyzed using the content analysis method. The results identified that implementing a public policy targeting the elderly population had positive impacts. However, it is important to highlight that the COVID-19 pandemic presented challenges that required special attention from all involved in the project. Despite the obstacles, the program was able to innovate and adapt, ensuring the continuity of education and providing benefits to the elderly participants.
Keywords: University Extension; Elderly; Education
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