Educação em saúde no Instagram: Experiência de um projeto de extensão universitária
Resumo
Objetivou-se a produção de conteúdo para o Instagram® com o intuito de promover a educação em saúde e prevenção de doenças. Para isso, foram realizadas reuniões semanais para definição de temas na área de saúde, os tipos de materiais visuais e linguagem mais adequadas para disseminação da informação e facilidade de entendimento. Os conteúdos foram postados na mídia social Instagram® (@infosaude_ufpa). Nesse sentido, foram postadas 138 publicações no período 15/05/2021 a 16/12/2022, tendo alcançado 7.216 perfis do Instagram®, 12.430 visualizações, 2.157 compartilhamentos, 1.757 curtidas e 109 comentários. As métricas descritivas indicaram que as postagens tiveram maior alcance na cidade de Castanhal-PA (42,5%), com público do gênero feminino (75,1%), na faixa etária de 18 a 34 anos (69,5%). Considerando os resultados apresentados, concluímos que as postagens do projeto no Instagram® foram úteis na disseminação de informações em saúde e o projeto de extensão cumpriu com o objetivo de produzir conteúdo para o Instagram®, aliando a teoria e a prática acadêmica na divulgação de informações em saúde e prevenção de doenças por meio digital.
Palavras-chave: Rede social; Conteúdo Educativo; Prevenção; Tecnologia da Informação
Health education on Instagram®: Experience of a university extension project
Abstract: The objective was to produce content for Instagram® to promote health education and disease prevention. To achieve this goal, weekly meetings were held to define topics in the health area, the types of visual materials, and the most appropriate language for disseminating information and facilitating understanding. The content was posted on the social media platform Instagram® (@infosaude_ufpa). In this context, 138 publications were posted from 05/15/2021 to 12/16/2022, reaching 7,216 Instagram® profiles, with 12,430 views, 2,157 shares, 1,757 likes, and 109 comments. Descriptive metrics indicated that the posts with the most significant spread were in the city of Castanhal-PA (42.5%), with a female audience (75.1%) aged between 18 and 34 years (69.5%). Considering the results presented, we conclude that the project's posts on Instagram® helped disseminate health information. The extension project achieved its goal of producing content for Instagram®, combining academic theory and practice in disseminating health information and disease prevention through digital means.
Keywords: Social media; Educational Content; Prevention; Information Technology
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