Impactos das ações extensionistas na capacitação de professores sobre parada cardiorrespiratória
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.16.1-9Palavras-chave:
Primeiros socorros, Educação em saúde, Lei LucasResumo
A parada cardiorrespiratória constitui um problema de saúde pública, necessitando de intervenções imediatas para promover a reanimação cardiopulmonar. Necessita-se capacitar leigos para realizar condutas frente a emergências. Professores são um público alvo para as capacitações devido a sua atividade laboral, e a extensão universitária é uma das formas de se promover os treinamentos. O objetivo da pesquisa é investigar o êxito das ações de extensão implementadas para os professores do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de intervenção do tipo antes e depois realizado em uma unidade de ensino de João Pessoa – PB. A amostra compôs-se de 15 professores da instituição. A coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado contendo cinco questões relacionadas a parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. A análise foi realizada mediante estatística descritiva e não paramétrica - Teste de Wilcoxon. A amostra teve predominância de indivíduos do gênero masculino. Os dados estatísticos descritivos demonstraram maior acerto em todas as questões na pós avaliação. O teste não paramétrico demonstrou maior diferença no conhecimento após a intervenção educativa. A pesquisa revela impacto positivo das intervenções extensionistas no conhecimento dos professores, de modo que o conhecimento prévio era deficitário para interpor em emergências escolares.
Palavras-chave: Primeiros socorros; Educação em saúde; Lei Lucas.
Impacts of Extension Actions on Teacher Training on Cardiorespiratory Arrest
Abstract: Cardiac arrest is a public health problem requiring immediate interventions to promote cardiopulmonary resuscitation. It is necessary to train laypeople to conduct emergency procedures. Teachers are a target audience for training due to their work, and the university extension is one way to offer such training. The research aims to investigate the success of the extension actions implemented for elementary school teachers. The study was conducted before and after an intervention in a teaching unit in João Pessoa, Paraíba state, Brazil. The sample consisted of 15 teachers from the institution. Data was collected through a structured questionnaire containing five questions related to cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation. The analysis was performed using descriptive and nonparametric statistics with the Wilcoxon test. The sample had a predominance of male individuals. The descriptive statistical analysis showed more correct answers to all questions after the intervention. The nonparametric test showed a significant difference in knowledge after the educational intervention. The research reveals a positive impact of extensionist interventions on teachers' knowledge, as their previous knowledge was deficient in intervening in school emergencies.
Keywords: First aid; Health education; Lucas law
Downloads
Referências
Bastarrica, E.G., Santos, F., Conte, M., & Baldo A. P. V. (2020). Perfil epidemiológico dos pacientes em parada cardiorrespiratória: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(12), 1-13. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.6024
Calandrim, L. F., Santos, A. B., Oliveira, L. R., Massaro, L. G., Vedovato, C. A., & Boaventura, A. P. (2017). Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Revista Rene, 3(18), 292-299.
Camiño, S. B., Patón, R. N., Tellado, M. F., Furelos, R. B., Prieto, M. P. P., López, M. F., Pájaro, M. A. N. (2017). Evaluación del conocimiento y de las habilidades para el uso de um Desfibrilador Externo Automatizado (DEA) por estudiantes universitários. Um diseño cuasiexperimental. Medicina Intensiva, 45(5), 270-276. https://doi.org/10.1016/j.medin.2016.07.008
Castro, B. V. C., Amoroso, D., Barbieri, P. P., Muniz, R. P., Alencar, J. C. G. A., & Marinho, L. O. (2020). Suporte básico de vida. In I. T. Velasco, R. A. B. Neto, H. P. Souza, L. O. Marino, J. F. M. Marchini, & J. C. G. Alencar (Eds.), Medicina de Emergência. (pp. 69-83). Barueri: Manole.
Cunha, M. W. N., Santos, M. S., Albuquerque, D. D. T. M., Farre, A. G. M. C., & Santana, I. T. S. (2021). Conhecimentos de funcionários de creches sobre primeiros socorros com crianças antes e após treinamento ativo. Ciência, Cuidado e Saúde, 20, 1-8. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v20i0.54591
Dainty, K. N., Colquitt, B., Bhanji, F., Hunt, E. A., Jefkins, T., Leary, M., Ornato, J. P., ... & Panchal, A. (2022). Understanding the importance of the lay responder experience in out-of-hospital cardiac arrest: A scientific statement from the American Heart Association. Circulation, 145(17), e852-e867. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000001054
Galindo, N. M., Caetano, J. Á., Barros, L. M., Silva, T. M., & Vasconcelos, E. M. R. (2017). Primeiros socorros na escola: Construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, 1(30), 87-93. https://doi.org/10.1590/1982-0194201700013
Galindo, N. M., Carvalho, G. C. N., Castro, R. C. M. B., Caetano, J. Á., Santos, E. C. B., Silva, T. M., & Vasconcelos, E. M. R. (2018). Teachers’ experiences about first aid at school. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(Suppl. 4), 1678-1684. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715
García, B. P., Buj, M. C. F., Millán, C. M. C., Villanueva, N. S., Castro, A. F., & Lamarca, B. S. (2017). Efectividad de un programa formativo en reanimación cardiopulmonar en docentes de educación secundaria en el medio rural. Estudio piloto. Revista Rol de Enfermería, 40(11), 768-774.
Gomez, C. A., Núñez, A. R., & Greif, R. (2021). Now it is time to teach to schoolteachers: The long road to the Schoolteacher BLS Teaching Curriculum. Resuscitation, 165, 66-67. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.06.005
Johnson, M. A., Grahan, B. J. H., Haukoos, J. S., McNally, B., Campbell, R., Sasson, C., & Slattery, D. E. (2014). Demographics, bystander CPR, and AED use in out-of-hospital pediatric arrests. Resuscitation, 85(7), 920-926. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2014.03.044
Lavonas, E. J., Magid, D. J., Aziz, K., Berg, K. M., Cheng, A., Hoover, A. V., Mahgoub, M., ... & Sasson, C. (2020). Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. Dallas: American Heart Association. Recuperado de https://diluir.me/files/SAVAHA2020.pdf
Lima, M. M. S., Santos, P. M., Araújo, D. V., Caetano, J. A., Barros, L. M. (2021). Intervenção educativa para aquisição de conhecimento sobre primeiros socorros: Revisão integrativa. Enfermagem em Foco, 12(1), 147-153. https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3898
Moreno, S. H. R., & Fonseca, J. P. S. (2021). A importância das oficinas de primeiros socorros após implantação da lei Lucas: A vivência de um colégio. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 4661-4674. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-053
Noh, H., Lee, W., Yang, D., & Oh, J. H. (2022). Effects of resuscitation guideline terminology on pediatric cardiopulmonary resuscitation. The American Journal of Emergency Medicine, 54, 65-70. https://doi.org/10.1016/j.ajem.2022.01.051
Olasveengen, T. M., Mancini, M. E., Perkins, G. D., Avis, S., Brooks, S., Castrén, M., Chung, S. P., ... & Morley, P. T. (2020). Adult Basic Life Support: 2020 International Consensus on cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care science with treatment recommendations. Circulation, 142(16), 41-91. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000892
R Core Team (2016). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna. Disponível em https://www.R-project.org
Rea, T., Kudenchuk, P. J., Sayre, M. R., Doll, A. & Eisenberg, M. (2021). Out of hospital cardiac arrest: Past, present and future. Resuscitation, 165, 101-109. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.06.010
Ricco, M., Gualerzi, G., & Balzarini, F. (2020). Los conocimientos en soporte vital básico del personal escolar han de mejorar: Un problema crítico compartido por España e Italia. Anales de Pedíatria, 92(5), 316-319. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2019.10.015
Shekhar, A. C., Campbell, T., Mann, N. C., Blumen, I. J., & Madhok, M. (2022). Age and racial/ethnic disparities in pediatric out-of-hospital cardiac arrest. Circulation, 145(16), 1288-1289. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.121.057508
Silva, L. G. S., Costa, J. B., Furtado, L. G. S., Tavares, J. B., & Costa, J. L. D. (2017). Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes no Ambiente Escolar: intervenção em unidade de ensino. Enfermagem em Foco, 8(3), 25-29.
Wolther, S. A., Jensen, T. W., Blomberg, S. N., Holgersen, M. G., Lippert, F., Mikkelsen, S., Hendriksen, O. M., ... & Christensen, H. C. (2022). Out-of hospital cardiac arrest related to exercise in the general population: incidence, survival, and bystander response. Resuscitation, 172, 84-91. https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2022.01.021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emmily Ferreira de Farias Cardoso, Sônia Maria Josino dos Santos, Marina Josino da Silva Souza, Iane Verônica de Lima Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).