Impactos das ações extensionistas na capacitação de professores sobre parada cardiorrespiratória

Autores

  • Emmily Ferreira de Farias Cardoso Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Sônia Maria Josino dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Marina Josino da Silva Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Iane Verônica de Lima Monteiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.29327/2303474.16.1-9

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Educação em saúde, Lei Lucas

Resumo

A parada cardiorrespiratória constitui um problema de saúde pública, necessitando de intervenções imediatas para promover a reanimação cardiopulmonar. Necessita-se capacitar leigos para realizar condutas frente a emergências. Professores são um público alvo para as capacitações devido a sua atividade laboral, e a extensão universitária é uma das formas de se promover os treinamentos. O objetivo da pesquisa é investigar o êxito das ações de extensão implementadas para os professores do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de intervenção do tipo antes e depois realizado em uma unidade de ensino de João Pessoa – PB. A amostra compôs-se de 15 professores da instituição. A coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado contendo cinco questões relacionadas a parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. A análise foi realizada mediante estatística descritiva e não paramétrica - Teste de Wilcoxon. A amostra teve predominância de indivíduos do gênero masculino. Os dados estatísticos descritivos demonstraram maior acerto em todas as questões na pós avaliação. O teste não paramétrico demonstrou maior diferença no conhecimento após a intervenção educativa. A pesquisa revela impacto positivo das intervenções extensionistas no conhecimento dos professores, de modo que o conhecimento prévio era deficitário para interpor em emergências escolares.

Palavras-chave: Primeiros socorros; Educação em saúde; Lei Lucas.

Impacts of Extension Actions on Teacher Training on Cardiorespiratory Arrest    

Abstract: Cardiac arrest is a public health problem requiring immediate interventions to promote cardiopulmonary resuscitation. It is necessary to train laypeople to conduct emergency procedures. Teachers are a target audience for training due to their work, and the university extension is one way to offer such training. The research aims to investigate the success of the extension actions implemented for elementary school teachers. The study was conducted before and after an intervention in a teaching unit in João Pessoa, Paraíba state, Brazil. The sample consisted of 15 teachers from the institution. Data was collected through a structured questionnaire containing five questions related to cardiac arrest and cardiopulmonary resuscitation. The analysis was performed using descriptive and nonparametric statistics with the Wilcoxon test. The sample had a predominance of male individuals. The descriptive statistical analysis showed more correct answers to all questions after the intervention. The nonparametric test showed a significant difference in knowledge after the educational intervention. The research reveals a positive impact of extensionist interventions on teachers' knowledge, as their previous knowledge was deficient in intervening in school emergencies.

Keywords: First aid; Health education; Lucas law

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Publicado

28-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARDOSO, Emmily Ferreira de Farias; SANTOS, Sônia Maria Josino dos; SOUZA, Marina Josino da Silva; MONTEIRO, Iane Verônica de Lima. Impactos das ações extensionistas na capacitação de professores sobre parada cardiorrespiratória. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 1, p. 99–111, 2025. DOI: 10.29327/2303474.16.1-9. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13838. Acesso em: 17 jun. 2025.