O papel formativo e social da universidade pública nas campanhas de imunização para a COVID-19

Palavras-chave: Enfermagem, Pandemia, Extensão Universitária

Resumo

Objetivou-se neste artigo descrever a experiência da atuação dos discentes e docentes do curso de Graduação em Enfermagem nas ações de imunização contra a COVID-19 na região Centro-Oeste do Sul do Brasil. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por 25 discentes e três docentes do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade federal no período de março a julho de 2021. O planejamento e operacionalização da campanha de vacinação ocorreu por meio do formato drive-through, em instituições de saúde e de educação, tais como, estratégias de saúde da família, escolas municipais e na universidade. Com a inserção e participação dos discentes na campanha de vacinação da COVID-19, possibilitou-se desenvolver: o planejamento das ações, a prevenção, estratégias de promoção em saúde e atuar na assistência, funções primordiais da atuação do enfermeiro da atenção primária a saúde A vivência permitiu ampliar os conhecimentos dos discentes que vão além da matriz curricular, por meio do aprofundamento do conteúdo teórico associado à prática. A experiência contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos, por meio do planejamento, execução, acompanhamento e controle das atividades da campanha de vacinação. A vivência promoverá suporte para futuras campanhas de vacinação.

Palavras-chave: Enfermagem; Pandemia; Extensão Universitária

The formative and social role of the public university in immunization campaigns for COVID-19

 Abstract: The objective of this paper was to describe the experience of the performance of the students and teachers of the Undergraduate Nursing course in the immunization actions against COVID-19 in the Midwest region of southern Brazil. The article reports the experience of 25 students and three teachers of the Undergraduate Nursing course at a federal university from March to July 2021. The planning and operationalization of the vaccination campaign took place through the drive-through format in health and education institutions, such as family health strategies, municipal schools, and the university. The insertion and participation of students in the COVID-19 vaccination campaign made it possible to develop the planning of actions, prevention, health promotion strategies, acting in care, and the primary functions of the performance of the primary health care nurse. The experience allowed the students to expand their knowledge, going beyond the curricular matrix and deepening the theoretical content associated with the practice. The experience contributed to the teaching and learning of students through the planning, execution, monitoring, and control of the activities of the vaccination campaign. The experience will promote support for future vaccination campaigns.

Keywords: Nursing; Pandemic; University Extension

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abolfotouh, K., Cui, Z., & Williams, R.O. (2021). Next-Generation COVID-19 Vaccines Should Take Efficiency of Distribution into Consideration. AAPS PharmSciTech, 22(4),6-12. 2021. https://doi.org/10.1208/s12249-021-01974-3

Almeida, L. Y., Domingues, J., Rewa, T., Baptista Novaes, D., do Nascimento, A. A. A., & Bonfim, D. (2022). Implementation of the drive-through strategy for COVID-19 vaccination: an experience report. Revista da Escola de Enfermagem Da USP, 56, e20210397. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0397en

Awadasseid, A., Wu, Y, Tanaka, Y, & Zhang, W. (2021). SARS-CoV-2 variants evolved during the early stage of the pandemic and effects of mutations on adaptation in Wuhan populations. International Journal of Biological Sciences, 17(1): 97-106. https://doi.org/10.7150/ijbs.47827

Daltro, M. R., & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

Daumas, R. P., Silva, G. A., Tasca, R., Leite, I. da C., Brasil, P., Greco, D. B., ..., & Campos, G. W. de S. (2020). O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da COVID-19. Cadernos De Saúde Pública, 36(6), e00104120. https://doi.org/10.1590/0102-311X00104120

Domingues, C. M. A. S. (2021). Desafios para a realização da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 37 (1), 54-63. https://doi.org/10.1590/0102-311X00344620

Hoehl, S., Rabenau, H., Berger, A., Kortenbusch, M., Cinatl, J., … & Ciesek, S. (2020). Evidence of SARS-CoV-2 Infection in Returning Travelers from Wuhan, China. New England Journal of Medicine, 38(2), 1278-1280. https://doi.org/10.1056/NEJMc2001899

Lima, E. J. da F., Almeida, A. M., & Kfouri, R. de Á. (2021). Vaccines for COVID-19 - state of the art. Revista Brasileira De Saúde Materno Infantil, 21, 13–19. https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100002

Ministério da Saúde (MS). (2018). Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde. Brasília: DF. Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_prioridades_pesquisa_ms.pdf

Ministério da Saúde (MS). (2020). Esquema vacinal para cada faixa etária. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/covid-19/esquemas-vacinais

Ministério da Saúde (MS). (2023). Calendário Nacional de Vacinação. Brasília: DF. Recuperado de https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

Nassaralla, A. P. A., Doumit, A. M., Melo, C. F., Léon, L. C., Vidal, R. A. R., & Moura, L. R. (2019). Dimensões e consequências do movimento antivacina na realidade brasileira. Revista Educação em Saúde, 7(1), 120-125.

Organização Mundial da Saúde (OMS). (2021). Coronavírus (COVID-19). Genebra: OMS. Recuperado de https://covid19.who.int/

Prefeitura Municipal de Uruguaiana (PMU). (2021). Plano municipal de saúde de Uruguaiana 2022-2025. Uruguaiana-RS: PMU.

Souza, P. A., Gandra, B., & Chaves, A. C. C. (2020). Experiências sobre imunização e o papel da Atenção Primária à Saúde. APS em Revista, 2(3), 267–271. https://doi.org/10.14295/aps.v2i3.57

Souza, J. B. de., Potrich, T., Bitencourt, J. V. de O. V., Madureira, V. S. F., Heidemann, I. T. S. B., & Menegolla, G. C. S. (2021). COVID-19 vaccination campaign: Dialogues with nurses working in Primary Health Care. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210193. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0193

Voysey, M., Clemens, S. A. C., Madhi, S. A., Weckx, L. Y., Folegatti, P. M., Aley, P. K., ... & Bijker, E. (2021). Safety and efficacy of the ChAdOx1 nCoV-19 vaccine (AZD1222) against SARS-CoV-2: An interim analysis of four randomised controlled trials in Brazil, South Africa, and the UK. Lancet, 397(10269): 99-111. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32661-1

Xavier, A. R., Silva, J. S., Almeida, J. P. C. L., Conceição, J. F. F., Lacerda, G. S. & Salim, K. (2020). COVID-19: manifestações clínicas e laboratoriais na infecção pelo novo coronavírus. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 56(1), 1-9. https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200049

World Health Organization (WHO). (2020). Laboratory testing for coronavirus disease 2019 (COVID-19) in suspected human cases. Interim guidance. Reference WHO/COVID-19/laboratory/2020.5.

World Health Organization (WHO). (2022). COVID-19 Omicron Global Update. Genebra: WHO. Recuperado de https://cdn.who.int/media/docs/default-source/immunization/sage/2022/january/1-ivb-dir-sage-omicron-update-220119.pdf?sfvrsn=50e6c0ee_5

Publicado
11-11-2024
Como Citar
DA SILVA ZIANI, J.; KLEINERT HALBERSTADT, B.; HÄRTER, J.; LIMA DE MORAES, C.; DE LIMA ESCOBAL, A. O papel formativo e social da universidade pública nas campanhas de imunização para a COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 3, p. 315-323, 11 nov. 2024.
Seção
Artigos