Desafios da Curricularização da Extensão: Um debate necessário
Resumo
O objetivo desse texto é promover um debate sobre os desafios para a operacionalização da Resolução 07/2018 do MEC, que instituiu a curricularização das atividades extensionistas nas Instituições de Ensino Superior (IES), conforme o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, buscando vias para realizar o potencial transformacional da Extensão na formação universitária e na superação de problemas socioeconômicos. Para tanto, empreendemos uma revisão narrativa da literatura e uma análise ancorada na hermenêutica filosófica. A principal discussão que motiva este artigo consiste em enfrentar os desafios para a consecução das transformações induzidas pelo PNE vigente sobre o papel da extensão universitária no Brasil, pois essa regulamentação é um marco importante para a legitimação desse campo, mas exige (re)criar vias para operacionalização considerando que as condições das universidades públicas e privadas, bem como o perfil dos estudantes podem estar diferentes de quando o PNE foi concebido. Nesse cenário, algumas instituições parecem focadas em cumprir o PNE na instância dos processos burocráticos, o que pode levar os alunos a verem a Extensão como mero cumprimento dos créditos obrigatórios de sua formação. Posto isso, defendemos a importância de mobilizar discussões sobre os possíveis caminhos para extensão universitária, com o objetivo de possibilitar o avanço dos estudos no campo. Consideramos, ao final do ensaio, que a curricularização da Extensão apenas será efetiva se ocorrerem mudanças estruturais e operacionais significativas nas IES, as quais devem levar em consideração, as condições dos docentes, recursos institucionais e a preparação dos alunos, alinhando essas questões às metas do PNE.
Palavras-chave: Prática extensionista; Regulamentação curricular; Condições de operacionalização
Challenges of curricularization of extension: A necessary debate
Abstract: The objective of this text is to promote a debate on the challenges for the operationalization of Resolution 07/2018 of the Ministry of Education (MEC), which established the curricularization of extension activities in Higher Education Institutions (HEIs) according to the National Education Plan (PNE) 2014-2024, seeking the transformative potential of Extension in university education and addressing socioeconomic challenges. We undertook a narrative literature review and an analysis anchored in philosophical hermeneutics. The main discussion of this article is about the challenges for achieving the transformations induced by the current PNE regarding the role of university extension in Brazil because this regulation is an important milestone for the legitimation of this field but requires (re)creating pathways for operationalization, considering that the conditions of all universities, as well as the profile of the students, may be different from when the PNE was conceived. In this scenario, some institutions are focused on complying with the PNE regarding bureaucratic processes, creating conditions for students to perceive Extension as a mere fulfillment of their mandatory credits for graduation. Therefore, we defend the importance of mobilizing discussions on paths for university extension to enable advancement in the field of studies. To conclude, the curricularization of Extension will only be effective if significant structural and operational changes are made in higher education institutions, considering the conditions of faculty, institutional resources, and student preparation, aligning these aspects with the goals of the PNE.
Keywords: Extensionist Practice; Curricular Regulation; Operationalization Conditions
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Copyright (c) 2024 Rafaela Novaski Morges, Luiz Gustavo Alves de Lara
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