Promovendo o ensino em saúde para doação de sangue
Resumo
A doação de sangue é uma atividade fundamental para salvar vidas e atender às necessidades de pacientes em todo o mundo. No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue voluntariamente por ano, o que está abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde, que preconiza que 3% a 5% da população deveria doar sangue anualmente para manter os estoques adequados de sangue no país. Neste projeto, a tipagem sanguínea é utilizada como uma forma de atrair a atenção do público e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O objetivo é proporcionar uma atividade para esclarecer dúvidas referentes à doação de sangue e conscientizar a população da importância deste ato. O projeto tem um público-alvo amplo, pois além da realização de atividades em escolas, contando com a participação de crianças e adolescentes, são realizadas também atividades em eventos da própria instituição envolvendo a comunidade interna e externa da universidade. As atividades incluem testes de tipagem sanguínea, jogos, rodas de conversa e adaptações online de apresentações usando TikTok, utilizando dedoches (fantoches de dedo) para abordar o assunto durante a pandemia de COVID-19. Os resultados preliminares são promissores tanto para o aluno de graduação, que trabalha suas habilidades de comunicação e troca de saberes com o público, como para a comunidade participante, que tem mostrado motivação para essa ação solidária, além de sanar suas dúvidas e desmistificar tabus que muitas vezes impossibilitam pessoas a doarem sangue.
Palavras-chave: Doação de sangue; Tipagem Sanguínea; Ensino em Saúde
Promotion of health education for blood donation
Abstract: Blood donation is a critical activity that saves lives and meets the needs of patients worldwide. In Brazil, only 1.8% of the population donates blood voluntarily each year, which is below the recommendations of the World Health Organization, which advocates that 3 to 5% of the population should donate blood annually to maintain adequate blood supplies in the country. In this project, blood typing is used to attract public attention and raise awareness about the importance of blood donation. The objective is to provide an activity to clarify doubts about blood donation and raise public awareness of the importance of this act. The project has a broad target audience, as in addition to conducting activities in schools with the participation of children and adolescents, activities are also carried out at events within the institution involving the internal and external university community. The activities include blood typing tests, games discussion circles, and online adaptations of presentations using TikTok, using finger puppets to address the subject during the COVID-19 pandemic. The preliminary results are promising for both the undergraduate student, who works on their communication skills and knowledge exchange with the public, and the participating community, which has shown motivation for this important act of solidarity, in addition to dispelling doubts and demystifying taboos that often prevent people from donating blood.
Keywords: Blood donation; Blood Typing; Health Education
Downloads
Copyright (c) 2024 Cristine Souza Goebel, Suellen Cristina Silveira da Silva, Lariane Macedo Silvano, Ana Cristina Borba da Cunha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).