Promovendo o ensino em saúde para doação de sangue

  • Cristine Souza Goebel Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0009-0000-2058-6449
  • Suellen Cristina Silveira da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0009-0002-8363-9557
  • Lariane Macedo Silvano Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) https://orcid.org/0009-0003-6298-9328
  • Ana Cristina Borba da Cunha Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Palavras-chave: Doação de sangue, Tipagem Sanguínea, Ensino em Saúde

Resumo

A doação de sangue é uma atividade fundamental para salvar vidas e atender às necessidades de pacientes em todo o mundo. No Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue voluntariamente por ano, o que está abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde, que preconiza que 3% a 5% da população deveria doar sangue anualmente para manter os estoques adequados de sangue no país. Neste projeto, a tipagem sanguínea é utilizada como uma forma de atrair a atenção do público e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. O objetivo é proporcionar uma atividade para esclarecer dúvidas referentes à doação de sangue e conscientizar a população da importância deste ato. O projeto tem um público-alvo amplo, pois além da realização de atividades em escolas, contando com a participação de crianças e adolescentes, são realizadas também atividades em eventos da própria instituição envolvendo a comunidade interna e externa da universidade. As atividades incluem testes de tipagem sanguínea, jogos, rodas de conversa e adaptações online de apresentações usando TikTok, utilizando dedoches (fantoches de dedo) para abordar o assunto durante a pandemia de COVID-19. Os resultados preliminares são promissores tanto para o aluno de graduação, que trabalha suas habilidades de comunicação e troca de saberes com o público, como para a comunidade participante, que tem mostrado motivação para essa ação solidária, além de sanar suas dúvidas e desmistificar tabus que muitas vezes impossibilitam pessoas a doarem sangue.

Palavras-chave: Doação de sangue; Tipagem Sanguínea; Ensino em Saúde

 

Promotion of health education for blood donation

Abstract: Blood donation is a critical activity that saves lives and meets the needs of patients worldwide. In Brazil, only 1.8% of the population donates blood voluntarily each year, which is below the recommendations of the World Health Organization, which advocates that 3 to 5% of the population should donate blood annually to maintain adequate blood supplies in the country. In this project, blood typing is used to attract public attention and raise awareness about the importance of blood donation. The objective is to provide an activity to clarify doubts about blood donation and raise public awareness of the importance of this act. The project has a broad target audience, as in addition to conducting activities in schools with the participation of children and adolescents, activities are also carried out at events within the institution involving the internal and external university community. The activities include blood typing tests, games discussion circles, and online adaptations of presentations using TikTok, using finger puppets to address the subject during the COVID-19 pandemic. The preliminary results are promising for both the undergraduate student, who works on their communication skills and knowledge exchange with the public, and the participating community, which has shown motivation for this important act of solidarity, in addition to dispelling doubts and demystifying taboos that often prevent people from donating blood.

Keywords: Blood donation; Blood Typing; Health Education

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Biografia do Autor

Cristine Souza Goebel, Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Possui Graduação em Biomedicina pela Universidade FEEVALE (2004), Mestrado pelo Programa de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2007), Especialização em Genética Forense pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2009) e Doutorado pelo Programa de Ciências Pneumológicas da UFRGS (2013). É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) desde 2008. Tem experiência na área de Análises Clínicas com ênfase em microbiologia e micologia.

Publicado
11-10-2024
Como Citar
GOEBEL, C.; SILVA, S. C.; SILVANO, L.; DA CUNHA, A. Promovendo o ensino em saúde para doação de sangue. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 3, p. 267-278, 11 out. 2024.
Seção
Artigos