Dificuldade na desincubação em economia solidária: Os ganhos em se manter dependente da universidade
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.15.3-1Palavras-chave:
Incubadoras Universitárias, Secundário com a Doença, Extensão UniversitáriaResumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso no qual se analisa da resistência ao término do processo de incubação de um empreendimento de economia solidária (EES) em uma incubadora universitária. A análise parte de uma reflexão crítica da participação dos autores e de uma análise da influência do contexto institucional universitário na configuração do processo de incubação e sua relação a outras ações de extensão universitária. Utilizando como referenciais teóricos a psicossociologia e a psicanálise, propõem-se uma analogia ao conceito da clínica psicanalítica de ganho secundário com a doença, para explicar a manutenção em processo de incubação por tempo indefinido, mantendo sua dependência da universidade como espaço de comercialização de seus produtos. Analisou-se que a resistência ao término do processo, para além dos ganhos de manter o mercado da universidade por parte do EES, também ocorria em função de uma política de uso da extensão na universidade para suprir demandas internas, bem como da manutenção de privilégios para a equipe do projeto de extensão, em detrimento da incubadora como um todo. Conclui-se que essa articulação de demandas, e não somente os ganhos específicos dos membros do EES, seriam os responsáveis pela a resistência ao término do processo de incubação.
Palavras-chave: Incubadoras Universitárias; Ganho Secundário com a Doença; Extensão Universitária
Digital inclusion of elderly individuals: A comparative study on self-efficacy and quality of life in a university extension program
Abstract: This article presents a case study in which resistance to the end of a solidarity economy enterprise (EES) incubation process in a university incubator is analyzed. The analysis is based on a critical reflection on the participation of the authors and an analysis of the influence of the university institutional context on the configuration of the incubation process and its relationship to other university extension actions. Using psychosociology and psychoanalysis as theoretical references, we propose an analogy to the concept of the psychoanalytic clinic of secondary gain from the disease to explain the maintenance in an incubation process for an indefinite period, maintaining its dependence on the university as a space for commercializing its products. It was analyzed that resistance to the end of the process, in addition to the gains of maintaining the university market by EES, also occurred due to its use within a policy of using extension at the university to meet internal demands, as well such as maintaining privileges for the extension project team, to the detriment of the incubator as a whole. This articulation of demands, and not just the specific gains of the EES members, would be responsible for the resistance to the end of the incubation process.
Keywords: University Incubator; Disease Secondary Gain; University Extension
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).