Tecnologia assistiva, educação especial e a pandemia da Covid-19: A necessidade da continuidade do suporte em tempos de isolamento social
Resumo
A Educação Especial Inclusiva promove o ensino regular de discentes com deficiência, com recursos e adaptações direcionados às suas necessidades educacionais. Devido à dificuldade de acesso a essa infraestrutura, o ensino remoto, deflagrado pela pandemia da COVID-19, intensificou as desigualdades no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, objetivou-se relatar as atividades do programa extensionista Grupo PARAMEC ao desenvolver recursos de tecnologia assistiva para proporcionar aos alunos com deficiência e seus familiares o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no contexto domiciliar. Este estudo relata a experiência do trabalho realizado pelo Grupo PARAMEC para atender a demanda de três alunos com deficiência do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante 2020 e 2021. Os alunos tinham idade entre 6 e 12 anos, sendo duas crianças com síndrome de Down, uma delas também com baixa visão, e uma criança com paralisia cerebral espástica. Foram desenvolvidas duas mesas com tampo inclinado e uma cadeira com regulagem na altura e braços tubulares com o intuito de sanar as dificuldades para a realização das atividades educacionais no ambiente doméstico. Os recursos possibilitaram a independência e autonomia na realização de atividades escolares, minimizando os fatores limitantes da aprendizagem. Embora o distanciamento social tenha sido um desafio pela ausência do contato presencial, a equipe extensionista se adaptou, utilizando a tecnologia para atender as demandas de forma eficaz, sem prejuízo do resultado do trabalho. Observou-se que os recursos de tecnologia assistiva atuam como facilitadores da inclusão, reduzindo as desigualdades no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto. Observou-se ainda que o novo formato de trabalho da equipe do Grupo PARAMEC, à distância e utilizando os recursos computacionais e outras estratégias, trouxe novos olhares e perspectivas de atuação para a equipe.
Palavras-chave: Coronavírus; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência
Assistive technology, special education, and the covid-19 pandemic: The need for continuity of support in times of social isolation
Abstract: Inclusive Special Education promotes the regular education of students with disabilities, with resources and adaptations aimed at their educational needs. Due to the difficulty of accessing this infrastructure, remote teaching triggered by the COVID-19 pandemic intensified inequalities in the teaching-learning process. In this sense, the objective was to report the activities of the extension program PARAMEC Group when developing assistive technology resources to provide students with disabilities and their families with the necessary support for the development of academic activities in the home context. This study reports the experience of the work carried out by the PARAMEC Group to meet the demand of three students with disabilities at the Pedagogical Center of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais state, Brazil, between 2020 and 2021. The students were aged between 6 and 12 years, with two children with Down syndrome, one of them also with low vision, and a child with spastic cerebral palsy. Two tables with sloping tops and a chair with height adjustment and tubular arms were developed to solve the difficulties of carrying out educational activities in the home environment. The resources allowed independence and autonomy in carrying out school activities, minimizing the limiting factors of learning. Although social distancing has been a challenge due to the absence of face-to-face contact, the extension team has adapted using technology to effectively meet the demands without prejudice to the result of the work. It was observed that assistive technology resources act as facilitators of inclusion, reducing inequalities in the teaching-learning process during remote teaching. It was also observed that the new work format of the PARAMEC Group, at a distance and using computational resources and other strategies, brought new point of views and perspectives of action for the team.
Keywords: Coronavirus; Inclusive education; Disabled people
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