Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado

  • Jéssica Alves Faria Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Rodrigo Michelini de Oliveira Thomasi Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Fellipe Alexandre Alves Moraes Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Júlia Martins Nava Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG - Campus Divinópolis
  • Cristiane Queixa Tilelli Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
  • Maira de Castro Lima Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Campus Centro-Oeste Dona Lindu
Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição, Anatomia, Neurofisiologia, Educação

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade.

Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação

Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms

Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of ​​the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society.

Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education

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Publicado
12-08-2022
Como Citar
FARIA, J.; THOMASI, R.; MORAES, F.; NAVA, J.; SILVA, A.; TILELLI, C.; LIMA, M. Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 243-255, 12 ago. 2022.
Seção
Artigos