Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal

  • Andreza Soares Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares
  • Amanda Vargas Trindade Roela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares
  • Giovanna Pauli Sant’Ana Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares
  • Ranam Moreira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares
  • Vítor Venâncio Moreira Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Campus Governador Valadares
  • Rodrigo Furtado de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ), Campus Governador Valadares
Palavras-chave: Mídias Sociais, Educação em Saúde, Odontologia

Resumo

O uso de recursos digitais via internet permite a complementação e o aprofundamento de conhecimentos, funcionando como extensão do ambiente acadêmico. Sendo assim, este relato de experiência pretende apresentar a utilização de recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Tais atividades foram desenvolvidas no projeto de extensão “Sorriso - Canal Digital” da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares - UFJF/GV. A principal atividade do projeto consistiu na confecção e postagem de vídeos no formato de entrevistas com profissionais referência em diferentes áreas da odontologia. As postagens do conteúdo foram realizadas em um canal na plataforma de vídeos Youtube e no Instagram, com periodicidade mensal. Os recursos didático-pedagógicos consistiram em instrumentos facilitadores que enriqueceram o conhecimento de todos os envolvidos no projeto. A demanda pelas buscas de estudos prévios dos temas abordados para a elaboração das perguntas para as entrevistas, o incentivo à interação, organização e o trabalho em equipe foram alguns dos principais pontos desenvolvidos. A aprendizagem por meio das mídias sociais facilita e auxilia a busca por conteúdo de interesse profissional. Vantagens como controle de velocidade, pausa e volta ao conteúdo faz com que o aprendizado seja ainda mais eficaz. Entretanto, dificuldades em relação ao alcance da população alvo ainda se mostra um problema, uma vez que foi preciso abranger outras plataformas que não estavam previstas no projeto piloto. É preciso, ainda, estruturar e solidificar estratégias de divulgação para que o conteúdo alcance mais pessoas.

Palavras-chave Mídias Sociais; Educação em Saúde; Odontologia

Digital didactic-pedagogical resources in the dissemination of knowledge about oral health

Abstract: The use of digital resources on the internet allows the knowledge complementation and deepening, working as an extension of the academic environment. This experience report intends to present the use of digital didactic-pedagogical resources to disseminate knowledge about oral health. Such activities were developed in the extension project “Sorriso - Canal Digital” of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais state, Brazil), campus Governador Valadares - UFJF/GV. The main activity of the project consisted of making and posting videos in the format of interviews with reference professionals from different areas of dentistry. Content posts are made on a channel on the Youtube video platform and Instagram monthly. The didactic-pedagogical resources consisted of facilitating instruments that enriched the knowledge of everyone involved in the project. The main points developed were the demand for the search for previous studies on the covered topics to prepare the questions for the interviews and the encouragement of interaction, organization, and teamwork. Learning through social media facilitates and helps the search for content of professional interest. Advantages like speed control, pause, and back to content make learning even more effective. However, difficulties in reaching the target population are still a problem since it was necessary to cover other platforms that were not foreseen in the pilot project. It is also necessary to structure and solidify dissemination strategies so that the content reaches more people.

Keywords: Social Media; Health Education; Dentistry

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Biografia do Autor

Rodrigo Furtado de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ), Campus Governador Valadares

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2009). Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora/Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora-MG (2011). Especialista em Prótese Dentária pela Universidade de São Paulo/Faculdade de Odontologia de Bauru-SP (2011). Doutor em Odontologia Restauradora pela Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Odontologia de São José dos Campos-SP (2014). Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (Desde de 2014).

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Publicado
08-08-2022
Como Citar
SILVA, A.; ROELA, A.; SANT’ANA, G.; REIS, R.; RODRIGUES, V.; CARVALHO, R. Recursos didático-pedagógicos digitais na difusão de conhecimentos sobre saúde bucal. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 201-210, 8 ago. 2022.
Seção
Artigos