“Fala Sério” ou “Com Certeza” sobre o câncer de pele - o uso de atividades lúdicas no ensino fundamental: Um relato de experiência

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Recurso Pedagógico, Promoção de Saúde, Exposição Solar

Resumo

Estudos demonstram que cuidados com a exposição ao sol adotados desde a infância reduzem o desenvolvimento do câncer de pele. Pesquisas indicam que no ambiente escolar as atividades lúdicas favorecem a obtenção, construção e retenção do conhecimento. Além disso, estas favorecem o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando a comunicação e expressão científica. O objetivo desse artigo é relatar a experiência da aplicação do jogo intitulado “Fala sério” ou “Com certeza” sobre câncer de pele, para alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Jaguari/RS. A ação foi gravada e o material foi utilizado para a análise dos resultados. Verificou-se que a dinâmica do jogo oportunizou um espaço de discussão e reflexão a respeito das causas, prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de pele e favoreceu a troca experiências, estimulando a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Dessa forma, permitiu aos participantes melhorar seu nível de conhecimento sobre o tema abordado, o que pode interferir em comportamentos mais saudáveis quando expostos ao sol. Sendo assim, o uso de atividades lúdicas contribui de maneira efetiva/transformadora na prática da promoção de saúde, pois poderá despertar nos estudantes a capacidade de desenvolver habilidades e atitudes imprescindíveis para participar ativamente dos acontecimentos na comunidade em que vivem e atuar nas decisões do dia-a-dia, de forma consciente e crítica. Assim, pretende-se contribuir para a redução das taxas de ocorrência e morte por câncer de pele dos alunos, de seus familiares e de toda a comunidade que os cerca.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Alfabetização Científica; Recurso Pedagógico; Promoção de Saúde; Exposição Solar

"Speak Seriously” or "For Sure" about skin cancer - the use of playful activities in elementary school: An experience report

Abstract: Studies show that sun exposure care adopted since childhood reduces the development of skin cancer. Research indicates that in the school environment, recreational activities promote the acquisition, construction, and retention of knowledge. In addition, these provide social, personal, and cultural development, facilitating communication and scientific expression. The objective of this article is to report the experience of the application of the game entitled Seriously or Certainly about skin cancer, for students of a public school in Jaguari, Rio Grande do Sul State, Brazil. The intervention was recorded and used for the analysis of the results. It was found that the dynamics of the game provided a space for discussion and reflection on the causes, prevention, and importance of early diagnosis of skin cancer. It also supported the exchange of experiences and the encouragement of active participation of students in the construction of knowledge. Thus, the activity allowed the participants to improve their level of knowledge of the proposed theme, which can interfere with healthier behaviors when exposed to the sun. Therefore, the use of playful activities contributes effectively to the practice of health promotion. In addition, it also encourages students to develop the skills and attitudes required to actively participate in events in their community and to act consciously and critically in daily decisions. Thus, it is intended to contribute to reducing the rates of occurrence and death from skin cancer, among students, their families, and the entire community that surrounds them.

Keywords: Science Teaching; Scientific Literacy; Pedagogical Resource; Health Promotion; Sun Exposure

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Loeser Corazza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmico de medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Projeto de Extensão Universitária "Patrulha Sanguínea ? Alfabetização Científica sobre as células de defesa no processo inflamatório" junto ao Departamento de Morfologia da UFSM. Coordenador de pesquisa e extensão na Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia desde 2017. Membro participante da Liga Acadêmica de Endocrinologia. Foi bolsista do Projeto de Extensão "Descobrindo a Pele: Macro, Micro e o ABCDE do Câncer de Pele" em 2017 e atualmente atua como participante. Participante no projeto de extensão e "Alfabetização científica e a obesidade na infância, uma mudança no estilo de vida".

Josiane Faganello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2008). Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular e Histologia. Atualmente é professora Associada do Departamento de Morfologia (Centro de Ciências da Saúde) da Universidade Federal de Santa Maria.

Maria Izabel de Ugalde Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria, especialização em estatística e modelagem quantitativa, mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria, e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora Titular do Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Atua em análises histológicas de tecidos de roedores e animais aquáticos, infectados por doenças parasitárias e bacterianas ou submetidos ao estresse oxidativo associados a fitoterápicos. Professora do Curso de Pós-graduação em Farmacologia da UFSM. Possui projetos de Extensão sobre obesidade, processo inflamatório, prevenção do câncer de pele, prevenção de Diabetes mellitus tipo 2 e os malefícios do fumo passivo e do tabagismo na Alfabetização Científica para a Promoção da Saúde. ORCID ID: 0000-0002-3461-8082. Índice h- 18 (Google scholar com 891 citações), h-12 (Researcher 357 com citações), h-11(Scopus com 289 citações), h-11 (Publons com 347 citações).

Marcelo Leite da Veiga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Com doutorado em Ciências (Morfologia - Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (USP - 2005), mestrado em Morfologia (EPM/UNIFESP - 1999) e formado em Ciências Biológicas (UNASP 1995), há ensinado em várias universidades brasileiras (públicas e privadas), atuado como Diretor Científico para Desenvolvimento de Projetos da ONG Ecos do Brasil. De 2004 a 2009 participou de um programa de intercâmbio de docentes com uma universidade argentina (UAP), onde atuou como Coordenador da área de Ciências Básicas e Professor Titular. Atualmente faz parte do quadro docente da Universidade Federal de Santa Maria (RS-BRA) no Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Morfologia. Com 14 anos de experiência em treinamentos e cursos regulares/MEC Graduação, Pós-Graduação e Educação Continuada, por diversas vezes encarregado da criação e desenvolvimento de laboratórios didáticos e de investigação em universidades no Brasil e no exterior. Além disso, possui formação independente e atuação como Consultor de Laboratórios para Sistemas de Qualidade ISO 17025 e BPL. Atualmente possui interesse em: a) Alterações Morfológicas no Processo de Cicatrização e Reparo Tecidual, Ocasionadas pela Ação de Campos Eletromagnéticos ou por Extratos de Plantas Medicinais. b) Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas. c) Estudos e Pesquisas em Arte e Morfologia. ORCID ID:0000-0002-9303-3324 / Scopus Author ID: 14068413500 / ResearcherID: D-1832-2014

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq. Atualmente é vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: NTPDase, 5'-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. Também, está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. Foi apontada em 2020, pela plataforma Open Box da Ciência http://www.openciencia.com.br/), como sendo uma das 50 pesquisadoras protagonistas da Ciência no país. Também, é coordenadora de um projeto de internacionalização - Capes PrInt/UFSM: "Estratégias farmacológicas e nutricionais para a promoção da saúde". É mãe de quatro filhos. Nome em citações: Maria Rosa Chitolina Schetinger/Maria Rosa Chitolina

Referências

Alencar, J. A. P., Conceição, G. B., Lima, E. S., Almeida, S. A. de, & Ferreira, R. R. (2017). O lúdico como prática pedagógica na educação infantil. Facit Business and Technology Journal, 1(3), 74-85.

Almeida, M. O., Ribeiro, V. G. P., Arruda, A. R. P., Maia, F. J. N., & Mazzetto, S. E. (2016). Efeito da contextualização e do jogo didático na aprendizagem de funções orgânicas. Revista Virtual de Química, 8(3), 767-779.

Corrêa, M.P., & Pires, L. C. M. (2013). Doses of erythemal ultraviolet radiation observed in Brazil. International Journal of Dermatology, 52(8), 966-73.

Costa, F.B., & Weber, M. B. (2004). Avaliação dos hábitos de exposição ao sol e de fotoproteção dos universitários da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Anais Brasileiros de Dermatologia, 79(2), 149-155.

Criado, P. R., Melo, J. N., & Oliveira, Z. N. P. (2012). Fotoproteção tópica na infância e na adolescência. Jornal de Pediatria, 88(3), 203- 210.

Eid, R. T., & Alchorne, M. M. A. (2011). Câncer na pele negra. Revista Brasileira de Clínica Médica, 9(6), 418-422.

Ferreira, F. R., Nascimento, L. F. C., & Rotta, O. (2011). Fatores de risco para câncer da pele não melanoma em Taubaté, SP: um estudo caso-controle. Revista da Associação Médica Brasileira, 57(4), 431-437.

Gloster, H. M. J. R., & Neal, K. (2006). Skin cancer in skin of color. Journal of the American Academy of Dermatology, 55(5), 741-760.

Gontijo, G. T., Pugliesi, M. C. C., & Araújo, F. M. (2009). Fotoproteção. Surgical and Cosmetic Dermatology, 1(4), 186-192.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (2019). Estimativa 2020. Incidência de Câncer no Brasil. Recuperado de https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf

Melo, A. C. A., Ávila, T. M., & Santos, D. M. C. (2017). Utilização de jogos didáticos no ensino de ciências: Um relato de caso. Ciência Atual, 9(1), 02-14.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, 13(3), 333-352.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.

Smentkoski, I. P., Sazaka, L. S. R., Tomé, G. M., Martins, H. G. S., Marcelino, C. G., de Souza, B. M. N., & Ekuni, R. (2020). O ensino de Neuro-Histologia e Neuroanatomia por meio de jogos e materiais didáticos: Uma experiência extensionista de educação não formal. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 11(3), 301-313.

Soares, M. H. F. B. (2004). O lúdico em Química: Jogos e atividades lúdicas aplicados ao Ensino de Química. (Tese de doutorado) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6215?show=full

Vygotsky, L. S. A. (1989). Formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.

World Health Organization (2014). World health statistics 2014. Genebra: WHO. Recuperado de http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/112738/9789240692671_eng.pdf;jsessionid=E2F188500A911BE093EEACF68CAE5F47?sequence=1

Publicado
30-08-2022
Como Citar
MAREGA, P.; CORAZZA, A. L.; FAGANELLO, J.; DA ROCHA, M. I.; DA VEIGA, M.; SCHETINGER, M. R. “Fala Sério” ou “Com Certeza” sobre o câncer de pele - o uso de atividades lúdicas no ensino fundamental: Um relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 267-275, 30 ago. 2022.
Seção
Artigos