Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: várias formas de trabalhar os seus temas

  • Adriana Tourinho Salamoni Universidade Federal do Rio Grande
  • André Nunes Maduell Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dienifer Irigaray Silveira Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Letícia Hanna dos Santos Falcão Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Palavras-chave: Conscientização, Escola, Processo de Aprendizagem, Sustentabilidade

Resumo

O modelo atual de desenvolvimento econômico vem utilizando os recursos naturais além de suas capacidades, sem se preocupar com as gerações futuras. Assim, é indispensável a adoção de um novo modelo de crescimento, ressaltando a importância da sustentabilidade associada à qualidade de vida. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação das atividades de conscientização. Com o objetivo de incentivar a extensão universitária e trabalhar a educação ambiental em escolas do município de São Lourenço do Sul, foi desenvolvido um trabalho piloto numa escola municipal, a fim de construirmos uma metodologia de trabalho em educação ambiental no ensino fundamental. As atividades realizadas na escola consistiram de rodas de conversa, jogos, brincadeiras, apresentação de vídeos, desenhos e atividades práticas. Foram realizadas com alunos das séries iniciais e desenvolvidas atividades de conscientização, a partir da conceituação de temas relacionados ao meio ambiente, rodas de conversas, brincadeiras, jogos e atividades práticas. O trabalho teve uma ótima aceitação pela direção e professores da escola e os alunos sempre se mostraram disponíveis, interessados e receptivos às atividades propostas. O projeto mostrou a possibilidade de se desenvolver atividades de extensão em escolas municipais contando com a participação da comunidade acadêmica. Foi importante adequarmos as formas de trabalho à idade dos alunos e, também, realizar uma discussão inicial, conceituando os temas, antes de aplicar jogos, brincadeiras e atividades práticas, tornando o lúdico parte chave do processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Conscientização, Escola, Processo de Aprendizagem, Sustentabilidade

Environmental education in the early grades of elementary school: several ways of working its topics

Abstract: The current economic development model has been using natural resources beyond its capabilities without considering future generations. Therefore, it is essential to adopt a new growth model that emphasizes the importance of sustainability associated with quality of life. Considering the importance of the environmental theme and the integrated vision of the world, it becomes clear how important schools are as a space to implement activities to bring awareness about this topic. To encourage university extension and working on environmental education in the schools of São Lourenço do Sul town (Rio Grande Sul State, Brazil), a pilot project was created to develop a methodology of environmental work for elementary grades in municipal schools of São Lourenço do Sul. The activities accomplished within the schools consisted of conversation circles, games and plays, presentations of videos, drawings, and practical activities. This pilot project was welcomed by the school’s principal and teachers, as well as the students who were always interested and available to learn about the proposed activities. This project showed that it is possible to develop extension activities in the municipal schools involving the university community participation. It was important to adapt the ways of working to the age of the students and also conduct an initial discussion conceptualizing the themes before working through games and plays, practical activities, making playful part of the learning process.

Keywords: Awareness, School, Learning Process, Sustainability

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Biografia do Autor

Adriana Tourinho Salamoni, Universidade Federal do Rio Grande

Docente do Curso de Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus São Lourenço do Sul

André Nunes Maduell, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduando em Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Dienifer Irigaray Silveira, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Graduanda em Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Letícia Hanna dos Santos Falcão, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Graduanda em Agroecologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

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Publicado
30-03-2021
Como Citar
SALAMONI, A.; MADUELL, A.; SILVEIRA, D.; FALCÃO, L. Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental: várias formas de trabalhar os seus temas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 65-75, 30 mar. 2021.
Seção
Artigos