Percepções de estudantes de medicina e profissionais de saúde sobre a capacitação de equipes da atenção primária à saúde no enfrentamento da epidemia da COVID-19
Resumo
Em fevereiro de 2020, o Brasil registrava o seu primeiro caso confirmado de COVID-19 e, em março, no município de Divinópolis, confirmava-se o primeiro em Minas Gerais. Sendo a Atenção Primária à Saúde (APS) a porta de entrada do sistema de saúde, torna-se o principal local de atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios. Diante disso, criou-se um projeto de extensão, composto por professores e alunos do curso de Medicina, a fim de atuar no enfrentamento a pandemia. Estudantes capacitados, sob supervisão docente, realizaram treinamentos das equipes da APS do município, utilizando-se de simulações de casos realísticos. Ao final da etapa de capacitação das unidades de saúde, todas as equipes do município foram assistidas. Por seu turno, a percepção dos estudantes e profissionais sobre a vivência durante o processo foi de uma significativa contribuição à comunidade e ao serviço de saúde, além de ter impactado de forma relevante na formação dos discentes participantes, reforçando o sentimento de responsabilidade social.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; Educação médica; Capacitação em serviço; Extensão comunitária
Perceptions of medicine students and healthcare professionals about primary health professionals' training to cope with the COVID-19 epidemic
Abstract: : In Brazil, the first case of COVID-19 was confirmed in February 2020, and Minas Gerais state, in March 2020, precisely in the municipality of Divinópolis. Primary Health Care (PHC) is the gateway to the health system, making it the most likely way to seek outpatients with respiratory symptoms. Thus, an extension project coordinated by professors, with the participation of students from the medical course, from a public university in MG, was created to contribute to facing the pandemic at the loco-regional level. Qualified students were divided into groups guided by one of the teachers, and within the PHC units in the municipality, they trained the teams, using the methodology of realistic case simulations. At the end of the health units training phase, all the teams in the municipality were assisted. In turn, the perception of students and professionals about the experience during the process was a significant contribution to the community and the health service, in addition to having a significant impact on the training of participating students, reinforcing the feeling of social responsibility.
Keywords Problem-Based Learning; Medical Education; Service Learning; Community Extension
Downloads
Referências
Alves, C. H. M. & Castro, A. A. (2018). O RPG (roleplaying game) como ferramenta de ensino do suporte básico da vida. Revista De Medicina, 97(1), 30-35.
Associação Brasileira de Educação Médica. (2020). Resultados preliminares do diagnóstico das escolas médicas na epidemia Covid-19. Recuperado de https://website.abem-educmed.org.br/resultados-preliminares-diagnostico-escolas-medicas/
Brandão, C. F. S., Collares, C. F., & Marin, H. F. (2014). A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Scientia Medica, 24(2), 187-92.
Guimarães, R. G. M., Ferreira, M. C., & Villaça, F. M. (2008). O debate necessário: a importância da extensão universitária para a formação médica. Cadernos ABEM, 4, 69-78.
Khan, S., Siddique, R., Shereen, M. A., Ali, A., Liu, J., Bai, Q., Bashir, N., & Xue, M. (2020). The emergence of a novel coronavirus (SARS-CoV-2), their biology and therapeutic options. Journal of Clinical Microbiology, 58(5), 1-9.
Lins, L., Oliveira, M. M. V., Cattony, A. C. E., Batista, C. R., Schmitz, P. D., Peixoto, A. L., & Caracas, T. L. (2014). Extensão universitária e inclusão social de estudantes do ensino médio público. Trabalho, Educação e Saúde, 12(3), 679-694.
Ministério da Educação. (2001). Parecer CNE/CES nº 1.133/2001: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Diário Oficial da União (3/10/2001) (s.1E), 131.
Ministério da Educação. (2018). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018: Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União (19/12/2018), 243 (s.1) 49.
Ministério da Educação. (2020). Portaria nº 345. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União (18/03/2020), 53(s. 1), 39.
Ministério da Saúde. (2020a). Painel Coronavírus. Recuperado de https://covid.saude.gov.br/
Ministério da Saúde. (2020b). Protocolo de Manejo Clínico do Novo Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde. Recuperado de https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/20/20200318-ProtocoloManejo-ver002.pdf
Oliveira, S. N., Massaroli, A., Martini, J. G., & Rodrigues, J. (2018). From theory to practice, operating the clinical simulation in Nursing teaching. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(4), 1791-1798.
Oliveira, S. S., Postal, E. A., & Afonso, D. H. (2020). As Escolas Médicas e os desafios da formação médica diante da epidemia brasileira da COVID-19: das (in)certezas acadêmicas ao compromisso social. APS em Revista, 2(1), 56-60.
Prefeitura Municipal de Divinópolis. (2020). Divinópolis entra na fase epidemiológica 2 do plano de contingência contra o coronavírus. Recuperado de: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/7270/divinopolis
Rabelo, L. & Garcia, V. L. (2015). Role-Play para o Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação e Relacionais. Revista Brasileira de Educação Médica, 39(4), 586-596.
World Health Organization (WHO). (2020). Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). Recuperado de https://www.who.int/news-room/detail/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)
Zhu, N., Zhang, D., Wang, W., Li, X., Yang, B., Song, J., Zhao, X., ... & Tan, W. (2020). A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. The New England Journal of Medicine, 382(8), 727-733.
Copyright (c) 2020 Alisson Oliveira dos Santos, Priscila Cristian Do Amaral, Bruno Fernandes de Moura Pires, Gustavo Machado Rocha, Hygor Kleber Cabral Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).