NENHUM CIDADÃO A MENOS: DISCUTINDO A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Brunna Louise Duarte Peixoto Reis da Silveira e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Miriam Struchiner
  • Tais Rabetti Giannella
  • Paula Ramos

DOI:

https://doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i3.10696

Resumo

A educação inclusiva, no Brasil, vem ganhando espaço desde 1994 com a Declaração de Salamanca que foi um marco na defesa da "escola para todos". Nesse modelo, acredita-se que não é o aluno com deficiência que deve se adaptar ao padrão de normalidade imposto pela sociedade/escola; mas a escola que deve estar preparada e adaptada para acolher a diversidade de todos os alunos, independente de sua condição. Baseado no modelo social da deficiência e no conceito ampliado de saúde, este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Nenhum cidadão a menos”, cujo objetivo é discutir a educação inclusiva com alunos do Ensino Fundamental. Este jogo foi realizado em uma escola pública, no Dia Mundial da Saúde, com alunos do ensino fundamental II com o intuito de construir uma visão ampliada de saúde e diversidade. Trata-se de um jogo coletivo de tabuleiro, que simula uma trilha, por onde os grupos de alunos se movem (com o auxílio de um dado) e são levados a refletir acerca da temática inclusão. Ao jogar, os estudantes sem deficiência puderam experimentar diferentes situações que uma pessoa com deficiência enfrenta em seu cotidiano. Considera-se que a utilização deste jogo possibilitou de forma lúdica e interativa a sensibilização dos estudantes para a temática.

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Publicado

30-11-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVEIRA E SILVA, Brunna Louise Duarte Peixoto Reis; MIRIAM STRUCHINER, Miriam; GIANNELLA, Tais Rabetti; RAMOS, Paula. NENHUM CIDADÃO A MENOS: DISCUTINDO A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 10, n. 3, p. 159–166, 2019. DOI: 10.24317/2358-0399.2019v10i3.10696. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10696. Acesso em: 16 mar. 2025.