CIBERSOCIALIDADE, SOCIEDADE EM REDE E EDUCAÇÃO: SOBRE MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS

  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Palavras-chave: Educação, Redes Sociais, Cibersocialidade, Mobilização Estudantil, Sociedade em Rede

Resumo

O objetivo do texto é discutir as práticas de mobilização estudantil em tempos de virtualização das relações, a partir das suas manifestações nas redes sociais. Para tal discussão foram elencados os conceitos de sociedade em rede, cibersocialidade e juventudes. A motivação inicial parte do contexto de ocupação de um campus universitário por estudantes, em um cenário de mobilização e resistência que se expande nas redes sociais. A análise aponta que as manifestações estudantis, vividas na cibercultura, denotam novas práticas de democracia e, por conseguinte, instituem um novo processo pedagógico. A reconstrução dos princípios democráticos no contexto da sociedade em rede é a expressão de tais mobilizações. Portanto, as mobilizações estudantis nas redes sociais apontam outros sentidos para a vivência democrática, instauram relações sociais, rompem as fronteiras do “aqui e agora”, e ensinam sobre política e educação.

 

Biografia do Autor

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa.

 

Publicado
09-07-2016
Como Citar
MACHADO, J. CIBERSOCIALIDADE, SOCIEDADE EM REDE E EDUCAÇÃO: SOBRE MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 3, n. 1, p. 81-97, 9 jul. 2016.