CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS DO E NO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA
Resumo
Este estudo tem como objetivo fazer uma discussão sobre o reconhecimento de cidadanias contemporâneas a partir das Infâncias do e no Campo. A justificativa desta pesquisa está voltada à necessidade de dar visibilidade às diferentes infâncias e legitimar as experiências vivenciadas pelas pessoas situadas em contextos históricos marcados pela desigualdade social, igualmente evidenciar a diversidade de espaços, de culturas de classe, étnicas, raciais, dentre outras em que a infância acontece. Trata-se de um ensaio teórico. As principais considerações deste estudo sublinham as heterogeneidades relevadas pelas distintas infâncias e formas de ser crianças. Da mesma forma evidenciam a invisibilização e o ocultamento de experiências infantis que foram segregadas ao longo da história e continuam sendo quando homogeneizadas por uma concepção de infância de origem europeia, branca, cristã e urbana. A principal contribuição deste estudo consiste no reconhecimento da existência das infâncias invisibilizadas ou pouco consideradas, igualmente do reconhecimento das cidadanias contemporâneas, acompanhado do desejo de inspirar pesquisadores/as a considerar e potencializar as Infâncias do e no Campo em seus estudos e em ações deles decorrentes.