CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS DO E NO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA

Autores

  • Franciele Clara Peloso Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2016n1.8958

Palavras-chave:

Infâncias, Campo, Educação do e no Campo, Cidadanias Contemporâneas, Diversidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma discussão sobre o reconhecimento de cidadanias contemporâneas a partir das Infâncias do e no Campo. A justificativa desta pesquisa está voltada à necessidade de dar visibilidade às diferentes infâncias e legitimar as experiências vivenciadas pelas pessoas situadas em contextos históricos marcados pela desigualdade social, igualmente evidenciar a diversidade de espaços, de culturas de classe, étnicas, raciais, dentre outras em que a infância acontece. Trata-se de um ensaio teórico. As principais considerações deste estudo sublinham as heterogeneidades relevadas pelas distintas infâncias e formas de ser crianças. Da mesma forma evidenciam a invisibilização e o ocultamento de experiências infantis que foram segregadas ao longo da história e continuam sendo quando homogeneizadas por uma concepção de infância de origem europeia, branca, cristã e urbana. A principal contribuição deste estudo consiste no reconhecimento da existência das infâncias invisibilizadas ou pouco consideradas, igualmente do reconhecimento das cidadanias contemporâneas, acompanhado do desejo de inspirar pesquisadores/as a considerar e potencializar as Infâncias do e no Campo em seus estudos e em ações deles decorrentes.

Biografia do Autor

  • Franciele Clara Peloso, Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR)

    Doutora em Educação pela UFSCar. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Núcleo de Estudos Freirianos de Investigação e Ação Social (NEFIAS) vinculado ao Grupo de Estudos Educação, Diversidade e Inclusão (UTFPR/PB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) da UNESPAR/UV. Integrante do Grupo de Estudos Práxis Educativa: saberes e fazeres na/da Educação Infantil (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

09-08-2018

Como Citar

PELOSO, Franciele Clara. CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS DO E NO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 3, n. 1, p. 45–60, 2018. DOI: 10.36661/2358-0666.2016n1.8958. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8958. Acesso em: 6 abr. 2025.