CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS DO E NO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA

  • Franciele Clara Peloso Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Palavras-chave: Infâncias, Campo, Educação do e no Campo, Cidadanias Contemporâneas, Diversidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma discussão sobre o reconhecimento de cidadanias contemporâneas a partir das Infâncias do e no Campo. A justificativa desta pesquisa está voltada à necessidade de dar visibilidade às diferentes infâncias e legitimar as experiências vivenciadas pelas pessoas situadas em contextos históricos marcados pela desigualdade social, igualmente evidenciar a diversidade de espaços, de culturas de classe, étnicas, raciais, dentre outras em que a infância acontece. Trata-se de um ensaio teórico. As principais considerações deste estudo sublinham as heterogeneidades relevadas pelas distintas infâncias e formas de ser crianças. Da mesma forma evidenciam a invisibilização e o ocultamento de experiências infantis que foram segregadas ao longo da história e continuam sendo quando homogeneizadas por uma concepção de infância de origem europeia, branca, cristã e urbana. A principal contribuição deste estudo consiste no reconhecimento da existência das infâncias invisibilizadas ou pouco consideradas, igualmente do reconhecimento das cidadanias contemporâneas, acompanhado do desejo de inspirar pesquisadores/as a considerar e potencializar as Infâncias do e no Campo em seus estudos e em ações deles decorrentes.

Biografia do Autor

Franciele Clara Peloso, Universidade Técnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Núcleo de Estudos Freirianos de Investigação e Ação Social (NEFIAS) vinculado ao Grupo de Estudos Educação, Diversidade e Inclusão (UTFPR/PB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE) da UNESPAR/UV. Integrante do Grupo de Estudos Práxis Educativa: saberes e fazeres na/da Educação Infantil (UNICENTRO).

Publicado
09-08-2018
Como Citar
PELOSO, F. CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DE CIDADANIAS CONTEMPORÂNEAS DO E NO CAMPO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 3, n. 1, p. 45-60, 9 ago. 2018.