DEMOCRACIA, PODER E EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE

  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marion Machado Cunha Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
Palavras-chave: Democracia, Reinvenção do Poder, Educação Popular, Paulo Freire

Resumo

No atual contexto político mundial, muitos câmbios sócio-políticos estão em curso, além de tantos outros que poderãosuceder-se. A crise da democracia representativa, o retorno de posições conservadoras que defendem a volta da ditadura, o pragmatismo que apenas vê o interesse particular, entre tantos outros riscos às conquistas da frágil democracia brasileira. Nesse âmbito prático do campo políticodespontam novos desafios à sociedade civil organizada. Um deles é o debate sobre a reinvenção do poder, desde os múltiplos espaços sociais, até as instâncias institucionalizadas do Estado hoje vigente, para alavancar novas conquistas da vida republicana e não admitir retrocessos. Freire nos inspira a debater a radicalidade da democracia e sua efetiva construção a partir da cultura cidadã, que requer a esperança no futuro e a luta por uma sociedade livre e justa como horizonte de um novo projeto societal.

Biografia do Autor

Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação. Professor da FACED/UFRGS.

 

Marion Machado Cunha, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação. Professor da UNEMAT.

 

Publicado
09-07-2016
Como Citar
ZITKOSKI, J.; CUNHA, M. DEMOCRACIA, PODER E EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 3, n. 1, p. 29-44, 9 jul. 2016.