DEMOCRACIA, PODER E EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marion Machado Cunha Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2016n1.8957

Palabras clave:

Democracia, Reinvenção do Poder, Educação Popular, Paulo Freire

Resumen

No atual contexto político mundial, muitos câmbios sócio-políticos estão em curso, além de tantos outros que poderãosuceder-se. A crise da democracia representativa, o retorno de posições conservadoras que defendem a volta da ditadura, o pragmatismo que apenas vê o interesse particular, entre tantos outros riscos às conquistas da frágil democracia brasileira. Nesse âmbito prático do campo políticodespontam novos desafios à sociedade civil organizada. Um deles é o debate sobre a reinvenção do poder, desde os múltiplos espaços sociais, até as instâncias institucionalizadas do Estado hoje vigente, para alavancar novas conquistas da vida republicana e não admitir retrocessos. Freire nos inspira a debater a radicalidade da democracia e sua efetiva construção a partir da cultura cidadã, que requer a esperança no futuro e a luta por uma sociedade livre e justa como horizonte de um novo projeto societal.

Biografía del autor/a

  • Jaime José Zitkoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutor em Educação. Professor da FACED/UFRGS.

     

  • Marion Machado Cunha, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

    Doutor em Educação. Professor da UNEMAT.

     

Publicado

09-07-2016

Cómo citar

ZITKOSKI, Jaime José; CUNHA, Marion Machado. DEMOCRACIA, PODER E EDUCAÇÃO POPULAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PAULO FREIRE. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 3, n. 1, p. 29–44, 2016. DOI: 10.36661/2358-0666.2016n1.8957. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8957. Acesso em: 9 apr. 2025.