EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE UM DEBATE CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Luís Fernando Santos Corrêa da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0666.2016n1.8956

Palavras-chave:

Educação para a cidadania, Direitos sociais, Educação no Brasil

Resumo

Este artigo trata do panorama do direito à educação no Brasil contemporâneo, mobilizando conceitos da teoria social para discutir as interconexões entre cidadania e educação, bem como as contribuições de estudiosos brasileiros do tema. Inicialmente, cabe destacar que a experiência histórica do Brasil, em relação aos direitos sociais, difere substancialmente do que ocorreu nos países do centro capitalista, pois estes últimos viveram a experiência do Welfare State. Por outro lado, em termos conceituais, os direitos precisam ser compreendidos como historicamente relativos, visto que o que é legitimado socialmente como relevante em uma sociedade específica, ou em uma determinada época histórica, pode ser desconsiderado em outras. Considerando o percurso histórico do Brasil no século XX, é possível identificar avanços e retrocessos no acesso à cidadania, com efeitos significativos para a educação. No Brasil contemporâneo, a construção da cidadania, por meio do acesso à educação, tem suscitado questões que remetem à relação entre acesso, qualidade, e legitimação do direito à educação, visto que é no bojo do processo educativo que ocorre um importante movimento recíproco: acesso e qualidade da educação são aspectos condicionados pelo reconhecimento da legitimidade do direito à educação, do mesmo modo que a construção da legitimidade do direito à educação é dependente da capacidade das sociedades em garantir acesso e qualidade nos processos formativos. Desse modo, tornam-se indissociáveis o direito à educação, a legitimação desse direito e a cidadania, inseridos no movimento de ampliação dos horizontes do entendimento humano sobre o mundo.

 

Biografia do Autor

  • Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutor em Sociologia (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

     

  • Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutor em Educação (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, ambos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

09-06-2016

Como Citar

SILVA, Luís Fernando Santos Corrêa da; PEREIRA, Thiago Ingrassia. EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES SOBRE UM DEBATE CONTEMPORÂNEO. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, Brasil, v. 3, n. 1, p. 13–27, 2016. DOI: 10.36661/2358-0666.2016n1.8956. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/GAVAGAI/article/view/8956. Acesso em: 6 abr. 2025.