DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA

Resumen

Nas comunidades indígenas todo espaço é escola, toda atividade cotidiana é incorporada à educação. A reflexão tem como objetivo geral compreender a trajetória sócio-histórico-jurídica de dominação com vistas ao processo de colonialismo e decolonialismo para os povos indígenas na conquista plena de seus direitos, em especial, o direito à educação escolar. Os objetivos específicos são: I) analisar o processo colonialista etnocentrista que inviabilizou e dominou os povos indígenas na América Latina e no Brasil;  II ) Abordar a base legislativa internacional e nacional educacional intercultural; III) diferenciar a educação indígena e a educação escolar indígena e a concepção de conhecimento ; IV) formação do professor e do currículo da educação escolar indígena. O procedimento metodológico utilizado foi o bibliográfico-investigativo, acrescido de coleta de dados em bancos estatísticos. Utiliza-se também da análise de documentos jurídicos e legislativos. É possível observar que todo o aprendizado indígena, baseando-se na reciprocidade, deve ser útil e promover o bem-estar da comunidade. Diante da diversidade dos povos a educação deve ser intercultural, bilingue e desenvolvida em conjunto com a comunidade, desde a escolha do professor que deve compreender os valores e a cultura da comunidade. Conclui-se que, a educação e o ensino intercultural escolar é a maneira de tornar o indígena protagonista, desvinculando-o do colonialismo.

Biografía del autor/a

Jaqueline Maia Garda, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Bacharel em Direito. Discente no Programa de Pós-graduação em Direito – PPGD pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Grupo de pesquisa Interculturalidade, Intersubjetividade de Gênero e Personalidade.

Publicado
22-03-2023
Cómo citar
GARDA, J.; WENCZENOVICZ, T. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 9, n. 2, p. 51-66, 22 mar. 2023.