TECENDO UMA REDE DE NARRATIVAS: PRÁTICAS CURRICULARES E ARTEFATOS CULTURAIS MOBILIZANDO MEMÓRIAS COLETIVAS
Resumo
O presente texto procura lançar um olhar para a formação de professores do campo no Brasil, apresentando a potencialidade das narrativas como artefatos e práticas curriculares do trabalho docente, a partir de uma experiência de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciaturas em Educação do Campo. Nesta experiência, acadêmicos do último ano de formação procuraram, a partir de artefatos, envolver estudantes do Ensino Médio, comunidade escolar e comunidade local em um processo de diálogo de saberes e experiências, produzindo narrativas individuais e coletivas, com objetivo de trabalhar elementos da identidade local dos sujeitos e assim, realizarem a seleção de conteúdos científicos para serem trabalhados durante a regência de aulas. Enfatizando o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas por uma educação do/no campo e por uma nova concepção de formação e de escolas nas áreas rurais, o texto destaca o papel das Licenciaturas em Educação do Campo em formar educadores capazes de lutarem por uma sociedade justa e igualitária, posicionando-se criticamente sobre a crise socioambiental e o globalizado modelo hegemônico de desenvolvimento, atuando de forma pedagógica nas comunidades rurais e exercendo a docência interdisciplinar. Narrativas dos estudantes do Ensino Médio em diferentes momentos de partilha de experiências e narrativas produzidas a partir dos relatórios dos acadêmicos estagiários, que analisam e comentam o processo do estágio docência, compõem este texto e dão base para reflexões sobre a potencialidade das narrativas na ressignificação do trabalho docente em sala de aula.
Copyright (c) 2019 Gabriela Furlan Carcaioli, Ana Paula Caetano, Sandro Tonso
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